Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

quarta-feira, 18 de fevereiro de 2015

A MARCHA DA QUARTA-FEIRA DE CINZAS
 
           Eu costumo dizer que VINICIUS DE MORAES, nosso maior poeta,  tinha um verso pronto pra cada dia da sua vida. E é claro que o dia de hoje está incluído nestes versos. Nada mais apropriado pra hoje, do que ouvir a MARCHA DA QUARTA-FEIRA DE CINZAS, que Vinicius fez em parceria com Carlinhos Lyra.  Uma verdadeira obra de arte.






          

Vinicius fez também o "Soneto de Quarta-Feira de Cinzas", em outra iluminada manifestação, que começa com este  verso: " Por seres quem me foste, grave e pura / Em tão doce surpresa conquistada / Por seres uma branca criatura / De uma brancura de manhã raiada ". Coisa linda, hein  ?

            Impossível falar de Vinicius sem respirar amor e poesia. Não foi a toa que Carlos Drummond de Andrade disse dele:  "Vinicius é o único poeta brasileiro que ousou viver sob o signo da paixão." E também não foi à topa que ele teve tantos parceiros ilustres, como se vê nas fotos: Tom Jobim, Edu Lobo, Toquinho, Chico Buarque, Carlinhos Lyra e vários outros famosos. Todo  mundo queria viver ao seu lado.

 
            Vinicius nasceu Marcus Vinitius da Cruz e Mello Moraes. Que baita nome, hein ? Mas até nisso ele foi esperto. Quando tinha nove anos, foi com a irmã maior Lygia ao cartório na Rua São José, no centro do Rio, e alterou seu nome para VINICIUS DE MORAES. Ele sabia que ia ser famoso.
             Foi no dia 19 de outubro de 1913 que Vinicius veio ao mundo, na Rua Lopes Quintas, no bairro da Gávea, na Cidade Maravilhosa. Sua mãe Lydia Cruz de Moraes era uma exímia pianista. Seu pai Clodoaldo Pereira da Silva Moraes era um poeta bissexto, que apenas esporadicamente exercia seu talento poético. Mas o nosso poetinha morou em diversos bairros do Rio. E o resto de sua história somente poderia ser contado num livro de  muitas páginas. Felizmente,  a maioria dos brasileiros conhece grande parte desta história.
             Existem vários vídeos mostrando a Marcha da Quarta-Feira de Cinzas, inclusive com Carlinhos Lyra, seu parceiro na canção . Mas o que mais gosto é este, em que Vinicius aparece ao lado de Toquinho, talvez o seu maior amigo.


                  NADA MELHOR PARA
                ABRIR ESTA QUARESMA

Nenhum comentário:

Postar um comentário