A MARCHA DA QUARTA-FEIRA DE CINZAS


Vinicius fez também o "Soneto de Quarta-Feira de Cinzas", em outra iluminada manifestação, que começa com este verso: " Por seres quem me foste, grave e pura / Em tão doce surpresa conquistada / Por seres uma branca criatura / De uma brancura de manhã raiada ". Coisa linda, hein ?
Impossível falar de Vinicius sem respirar amor e poesia. Não foi a toa que Carlos Drummond de Andrade disse dele: "Vinicius é o único poeta brasileiro que ousou viver sob o signo da paixão." E também não foi à topa que ele teve tantos parceiros ilustres, como se vê nas fotos: Tom Jobim, Edu Lobo, Toquinho, Chico Buarque, Carlinhos Lyra e vários outros famosos. Todo mundo queria viver ao seu lado.
Foi no dia 19 de outubro de 1913 que Vinicius veio ao mundo, na Rua Lopes Quintas, no bairro da Gávea, na Cidade Maravilhosa. Sua mãe Lydia Cruz de Moraes era uma exímia pianista. Seu pai Clodoaldo Pereira da Silva Moraes era um poeta bissexto, que apenas esporadicamente exercia seu talento poético. Mas o nosso poetinha morou em diversos bairros do Rio. E o resto de sua história somente poderia ser contado num livro de muitas páginas. Felizmente, a maioria dos brasileiros conhece grande parte desta história.
Existem vários vídeos mostrando a Marcha da Quarta-Feira de Cinzas, inclusive com Carlinhos Lyra, seu parceiro na canção . Mas o que mais gosto é este, em que Vinicius aparece ao lado de Toquinho, talvez o seu maior amigo.
NADA MELHOR PARA
ABRIR ESTA QUARESMA
Nenhum comentário:
Postar um comentário