Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

terça-feira, 27 de janeiro de 2015

EVINHA JÁ NASCEU CANTANDO
 

         Numa autêntica casa musical, Evinha certamente já nasceu cantando.  Naquela época (anos 50/60) era comum a gente ver famílias inteiras dedicando-se à musica.  Já vimos algo assim ontem com a turma de Renato e Seus Blue Caps.  E assim era também a família de Eva Correia José Maria, a nossa Evinha. Ela era irmã de Ronaldo, Roberto e Renato, integrantes do grupo Golden Boys, e de Mário, Regina e Marizinha, que formavam o Trio Esperança.
         Evinha iniciou sua carreira artística em 1961, com apenas dez anos, cantando no Trio Esperança, ao lado dos manos Mário e Regina. Com eles gravou os LPs "Nós somos o sucesso" (1963), "Três vezes sucesso" (64),  "A Festa do Bolinha" (66), "A Festa do Trio Esperança" (67) e "O Fabuloso Trio Esperança (1968).  E ainda em 68, desligou-se do grupo e iniciou carreira solo.

        No ano seguinte (69), já brilhou nas fases nacional e internacional do "Festival Internacional da Canção",  cantando "Cantiga por Luciana", de Edmundo Souto e Paulinho Tapajós. E nunca mais parou de fazer sucesso.
        Com três discos na década de 70, destacou-se especialmente com as gravações de "Teletema" (Antônio Adolfo e Tibério Gaspar), "Que bandeira" (Marcos e Paulo Sergio Valle), "Como vai você" (Antônio Marcos) e "As canções que você fez pra mim" (Roberto e Erasmo).
         Em 1977, participou de um disco de Paul Mauriat, cantando músicas brasileiras. E seguiu em turnê pelo Japão e pela China, como crooner da orquestra do famoso maestro.  Foi então que se casou com Gerard Gambus, pianista da orquestra, fixando residência em Paris, na França.

          Chegou a passar 20 anos sem cantar no Brasil mas, na sequência de sua carreira, voltou a cantar com as irmãs no Trio Esperança, e com os irmãos, em shows dos Golden Boys.  Sempre com absoluto sucesso.
            Escolhi a música "Casaco Marrom" porque, por uma destas casualidades da vida, tive a felicidade de estar em Juiz de Fora, Minas Gerais,  na noite em que esta maravilhosa canção de Danilo Caymmi, Gutemberg Guarabyra e Renato Corrêa ganhou o famoso Festival de Juiz de Fora, um dos melhores que já assisti. Guardei "Casaco Marrom" pra minha vida inteira. E hoje divido com os amigos do Blog.
       

2 comentários:

  1. Quem amante da boa música, não lembra da EVINHA e seu lindo CASACO MARROM ????

    Hamilton Nassif-27/01/2015



    ResponderExcluir
  2. Conheço bem o Hamilton Nassif. Ele sabe o que bom

    ResponderExcluir