Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

quarta-feira, 14 de janeiro de 2015

Tito Madi e sua "Gauchinha Bem Querer"

      O Brasil inteiro, inclusive eu, acreditava que a música "Gauchinha Bem Querer" tivesse sido feita por um compositor gaúcho.  E eu até já sabia até cantar esta canção, quando fiquei sabendo que o seu autor era o paulista Tido Madi, que nasceu em Piraju e hoje está com 85 anos. 
         Tito era um ótimo cantor de voz mansa e romântica. E também um inspirado compositor. Fez belas canções. São músicas conhecidas, mas poucos sabem que elas foram escritas por Tito. Como "Cansei de Ilusões, "Sonho e Saudade", "Balanço Zona Sul", "Gauchinha Bem Querer" e "Chove Lá fora", que foi o seu maior sucesso: "A noite está tão fria/  Chove lá fora/ E esta saudade enjoada/ Não vai embora ..."   Wilson Simonal e Roberto Carlos gostavam de gravar as canções de Tito Madi.
        Chauki Maddi é seu nome de batismo, mas o Pais inteiro só conhece o romântico Tito Madi. Tive a felicidade de visitar sua boate, no Rio de Janeiro, em companhia de dois amigos que já nos deixaram: Armênio Fernandes e Luis Edmundo Samartano. Naquela noite, quando os dois disseram ao Tito Madi que eu era gaúcho, ele me presenteou com uma belíssima interpretação de "Gauchinha Bem Querer", que ele compôs após uma longa temporada em Porto Alegre. Provavelmente, alguma paixão que ele deixou por lá. E é esta verdadeira declaração de amor que nós curtimos agora.

2 comentários:

  1. Um dos maiores compositor e interprete da MPB, Tito Madi é filho de Libaneses( já é um handicap favorável ) interpreta com sua voz maviosa o que sai do coração. Recomendo aos amigos do Blog sua melhor composição " Chove Lá Fora" um hino ao Romantismo.
    Hamilton Nassif-14/01/2015

    ResponderExcluir
  2. O seu "patrício" é mesmo muito bom. Tive o privilégio de ir a casa noturna dele, lá na Zona Sul do Rio. Não sei se ainda tem a boate. Mas o Tito é gente finíssima. Os saudosos Armênio Fernandes e Luis Edmundo Samartano estavam comigo, naquela noite memorável.
    É Nassif, são as histórias que eu, você e os outros amigos mais velhos ainda temos pra contar. Que bom, não é mesmo ?

    ResponderExcluir