Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

quarta-feira, 9 de dezembro de 2015

    A R A R A    A Z U L

          
              
 
 
 
No total, existem 18 espécies de araras. E a ARARA AZUL é uma delas.
É o 35º participante da série BICHO AMIGO
  
Antes de conhecer um pouco mais as ARARAS AZUIS, vamos ouvir a "gritaria" que elas fazem, enquanto voam, comem ou descansam. É só clicar o vídeo abaixo.

 
                   



                                                       A ARARA AZUL  (Anodorhynchus hyacinthinus) é um pássaro da Bahia, Maranhão, Mato Grosso, Minais gerais, Goiás e Sul, do Brasil. Mas hoje só se encontra a Arara Azul livre no interior baiano.
                                                        Ela vive nas matas e em buritizais, nos quais se delicia com a polpa doce da fruta do buriti.   É a maior ave da família dos psitacídeos, medindo 1m10cm e pesando cerca de 500 gramas.

 
As Araras Azuis tem  bico forte, língua carnosa e cauda longa em forma de espada.  Elas usam o bico para cavar o tronco das árvores e comer larvas de insetos.
A linda ave alimenta-se de sementes e frutas. No cativeiro, elas também comem amendoim, girassol e milho verde.
 
 
As araras azuis não falam como os papagaios. Mas conseguem aprender algumas palavras.
Normalmente, elas são vistas voando aos pares.
Como todas as aves, as araras colocam seus ovos na primavera. Elas costumam fazer seus ninhos em ocos de árvores como palmeiras, buritizais ou manduvis.  
 
 
A Arara Azul é uma ave monogâmica, ou seja, forma um par/casal constante até a morte de um dos indivíduos.  O período de incubação dos ovos dura 30 dias. Nascem um ou dois filhotes, que são alimentados pelos adultos, que regurgitam a comida, mastigando, engolindo e devolvendo aos pequenos.
A taxa produtiva da arara azul é baixa: um filhote a cada dois anos.
O tempo de vida de uma arara azul é de 30 anos
 
 
 


Existem muitas araras azuis em cativeiro. Elas se adaptam bem ao convívio com as pessoas. Mas a espécie está seriamente ameaçada de extinção, em função da descaracterização do habitat, do tráfico ilegal e da caça para uso em artesanatos e adornos indígenas.


 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário