Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

quarta-feira, 18 de novembro de 2015

  G U E P A R D O 


                                                      nosso bicho de hoje   
                            
                                                (32º animal da série "Bicho Amigo")



 
 
                                                                    O Guepardo é um animal fisicamente muito parecido com o leopardo. O comprimento do seu corpo varia de 112 a 150 cm. A cauda, importante para equilibrar seu corpo durante a corrida vai de 66 as 84 cm. E o peso total de um Guepardo está entre 28 a 65 kg.

 
            Ele é um dos mamíferos mais velozes do mundo. Ao perseguir uma presa, alcança 50 km/h em apenas dois segundos. E ao longo da corrida sua velocidade atinge 110 km/h.
            Curiosamente, embora felino, o Guepardo tem pernas longas e suas garras são retráveis, que funcionam como os cravos dos tênis dos corredores, aumentando a firmeza no chão.
             Outra curiosidade: ele  emite um som semelhante ao latido de um cachorro.


          A grande arma do Guepardo é o ataque de surpresa. Ele aparece de repente no meio de um rebanho, e mesmo os animais mais ágeis não conseguem escapar. Como as gazelas e os antílopes, que são suas presas preferidas.
            Mas ele também não despreza animais menores, como o coelho e a lebre.



           Quando o Guepardo pega sua presa, ele a segura pelo pescoço e a mata por estrangulamento.
             Encontram-se guepardos mais facilmente em partes da África e no Iran. Eles habitam preferencialmente planícies gramadas abertas. Mas podem ser vistos também em bosques

     Na reprodução, uma fêmea pode gerar de 1 a 8 filhotes, depois de uma gestação de 90/95 dias.  Normalmente, nascem de dois a quatro.  Os filhotes nascem com um manto cinzento característico. E uma espécie de crina que se estende por todo o dorso. Quando adultos, esta crina se reduz a uma pequena faixa de pelos longos e rijos na nuca

 

                          A caça impiedosa provocou a extinção do guepardo em muitas regiões da África e da Ásia.

                        Mas o Guepardo, quando habilmente treinado, pode se tornar um animal quase doméstico. Os marajás da Índia tinham centenas deles e os usavam como animais de caça.


    UM GUEPARDO NORMALMENTE PODE VIVER 20 ANOS !

Nenhum comentário:

Postar um comentário