Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

segunda-feira, 16 de novembro de 2015

Estatísticas da Imprensa
confundem os torcedores



          De uns anos pra cá, a mania de usar as estatísticas pra tudo  se instalou no futebol. Até para coisas sem importância como número de jogos disputados por jogadores comuns, número de pênaltis perdidos, o número de gols contra que foram marcados, coisas assim. Bobagens que não significam nada. E o pior é que, usando e abusando dos tais números, a imprensa acaba confundindo a cabeça dos torcedores.   
 
          Amanhã, por exemplo, quem estará completando 120 anos de existência é o  Clube de Regatas do Flamengo, fundado em 17 de novembro de 1895, praticante de remo, e não o time de futebol do Mengo, que ontem até jogou um amistoso internacional pra comemorar o aniversário. A imprensa destacou os 120 anos de existência, mas não explicou que não era o aniversário do time de futebol do clube, que só foi formado surgiu em 1912. Não é nem o mais antigo do Rio, pois Fluminense, Bangu, Botafogo, América e São Cristóvão surgiram antes dele.
 
         Esta questão de números tem que ser tratada com seriedade, não pode ser na base do "chute". Tem muito torcedor que, com base no que leu e ouviu neste final-de-semana, está pensando que o Mengo é o time mais velho do Brasil, o primeiro do País.

 
          É preciso colocar as coisas em ordem. O vovô do futebol brasileiro é o Sport Club Rio Grande, da cidade gaúcha de Rio Grande, fundado já como time de futebol no dia 19 de julho de 1900, pelo alemão Christian Moritz Minemann.  É por isso que comemora-se o "Dia Nacional do Futebol" em 19 de julho.  E a Ponte Preta de Campinas nasceu 23 dias depois, em 11 de agosto de 1900. Todos os demais vieram depois.

        

2 comentários:

  1. Cidade de Rio Grande , perto da Grande Pelotas, onde meu pai curtiu a infância.
    Sport Club Rio Grande 1900- meu pai nasceu em 1905.

    Hamilton Nassif-16/11/2015

    ResponderExcluir
  2. Tenho grandes recordações da cidade de Rio Grande, da Praia do Cassino.

    ResponderExcluir