Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

terça-feira, 17 de novembro de 2015

  CANÇÕES QUE FICAM PARA SEMPRE !
                                                            
 A magia de uma canção está na sua capacidade de permanecer, atravessar gerações e marcar a vida da gente. Por motivos diferentes, elas se alojam na cabeça e no coração das pessoas. Quando nos damos conta, estamos cantarolando a "nossa canção". Assim acontece com todos nós, que gostamos de música.
 
       Neste novo quadro do Espaço Musical do Blog do Flávio Campos, vou tentar reviver, duas ou três vezes por semana,  não só as "minhas", mas também as "suas" canções, amigo seguidor. E você poderá participar e me ajudar na tarefa. É só me contar porque é que você gosta tanto desta ou daquela música. E também, se for segredo, não tem importância.
  
       O contato pode ser por aqui no Blog mesmo, no espaço marcado para o comentário ao final da postagem. Mas se achar mais fácil ou mais cômodo, peça sua canção pelo Facebook, por mensagem, no inbox do Face ou mesmo através do meu e-mail (flaviolacampos@hotmail.com). E pode ser até pelo meu celular TIM 43-9630-1714. Com tantas opções, você só não vai pedir se ficar com preguiça, não é mesmo ?  Ou se nunca tiver se apaixonado por uma canção !
 
 
"C I D A D E       V A Z I A"
 
         E vou abrir a série com uma das músicas mais importantes da minha vida. Durante praticamente toda a minha carreira de comentarista de rádio e televisão  eu usei como prefixo a canção "CIDADE VAZIA", escrita por Baden Powell e Luiz Fernando Freire.  A sugestão foi do meu amigo e ótimo crítico musical,  José Flávio Garcia. E a gravação utilizada é esta que mostramos no vídeo abaixo, com "MILTON BANANA TRIO"


                     



             O Milton Banana Trio fez muito sucesso na Bossa Nova e tinha uma peculiaridade, sendo comandado por um baterista. Não conheci outro assim, na época dos famosos trios da Bossa Nova, que eram formados por piano, baixo e bateria e geralmente liderados pelo pianista.  Gravou 20 discos e era conhecido até fora do País.
               Antônio de Souza era o nome verdadeiro de Milton Banana, um dos principais bateristas do  País, que acompanhou grandes músicos, como Tom Jobim, Vinicius de Moraes, João Gilberto, Luís Eça, Johnny Alf, Sergio Mendes,  Luis Bonfá e vários outros nomes famosos.
Milton Banana foi o inventor do estilo de tocar bossa nova na bateria.
               Milton morreu em 1999, com apenas 64 anos, depois de ter tocado na Argentina, nos Estados Unidos, na Itália e na França.


                  Mas, o que algumas pessoas não sabem é que  "CIDADE VAZIA" tem uma letra,  e que ela foi muito cantada por Elizete Cardoso nos tempos da Bossa Nova. E' uma letra longa e bonita, que começa com este verso :

                     "Há um momento na vida / Em que é preciso lutar  /  É quando o sonho da gente /  Resolve um dia acordar /  Não adianta sorrir  /  Nem vale a pena cantar / Se é verdade que o amor / um dia vai se acabar...


 
 
                  
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário