Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

quarta-feira, 14 de outubro de 2015

                 Poucos o conhecem "pessoalmente" aqui por nossa região. Mas certamente, por sua linda imagem, ele é um dos animais mais queridos do mundo. É o 27º bichinho a aparecer neste espaço 
                          
                                P A N D A  -   G I G A N T E


 
 
                     O Urso Panda Gigante é considerado uma dos animais mais bonitos que existem . Todo mundo gosta dele. Mesmo assim, corre sério risco de extinção, principalmente em função da devastação das florestas asiáticas e a lenta reprodução do bambu, seu alimento preferido. Só algumas vezes eles pegam um peixe ou um pequeno mamífero.  Existem hoje apenas cerca de 1.000 Pandas no mundo, vivendo em reservas florestais ou cativeiros.
 
 
 
O habitat dos Pandas são as florestas de bambu da região montanhosa do sul da China, em altitudes que vão de 1.500 a 3 mil metros. Pesam até 160 quilos e têm 1,5 metros de comprimento.
Eles não hibernam. Passam o verão nos altos platôs do Tibete oriental, alimentando-se basicamente de folhas tenras e brotos de bambu, que levam a boca com as patas dianteiras.
Mas o Panda também tem um sistema digestivo preparado para o consumo de carne.
 
Eles vivem sozinhos, abrigados em ocos de árvores ou fendas de rochas. Passam o dia sentados por até 14 horas, consumindo 12/14 quilos de folhas e talos de bambu.
Só se reúnem em grupos ocasionalmente, ou no período de fertilidade das fêmeas, que se estende por apenas três dias e ocorre na primavera. A gestação é de 7 a 9 meses e nascem dois filhotes, de 10 centimetros cada, pesando somente 100 gramas 
Não é raro a mãe sufocar o filho por excesso de carinho, ou então esmagá-lo ao adormecer distraidamente sobre ele.
 
 
O nome científico do Panda Gigante é "Ailuropoda melanoleuca".
O PANDA  tornou-se o símbolo das espécies ameaçadas e o emblema da Fundação Mundial de Vida Selvagem.
 
 
 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário