Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

domingo, 11 de outubro de 2015


        Os cantores pode ser classificados por vários aspectos. Tipo o mais afinado, o mais romântico, o  mais elegante, o mais envolvente ou até mesmo o mais bonito. O nosso homenageado de hoje certamente se enquadra em várias destas qualificações, mas prefiro considerá-lo como o dono da voz masculina mais bonita, entre os cantores brasileiros.
 
                                  S I L V I O        C E S A R

                     



                                              Disponho de vários vídeos de SILVIO CESAR interpretando canções maravilhosas. Mas escolhi este, gravado em 2010, num programa dirigido à terceira idade. Ele nos mostra o "homem" Silvio Cesar, simples, lúcido, inteligente e simpático. Fala sobre sua vida, conversa com o auditório e até cantarola a canção "PRA VOCÊ", a capela, sem acompanhamento musical, apenas com a ajuda do publico. A situação nos mostra como realmente Deus premiou Silvio com uma voz muito bonita.
 

 
                               Silvio Rodrigues Silva é um mineiro de Raul Soares, que hoje está com 76 anos, mas ainda cantando maravilhosamente bem. Começou a cantar profissionalmente em 1960, como crooner das orquestras de Waldemar Spilklman e Ed Lincoln, em casas noturnas cariocas, como Bacará e Drink.  E neste mesmo ano lançou um compacto simples com as canções "Máxima culpa" (de Sergio Ricardo) e Manhã sem adeus (de Luiz Bonfá). Já em 61, veio o primeiro LP "Amor demais", registrando sua parceria com Ed Lincoln nas canções "O que eu gosto de você",  "Conselho a quem quiser voltar",  "Eu te agradeço" e  "Saudade".
 
 
                      A canção "Pra você"  foi lançada no segundo LP, intitulado "Só tinha que ser", em 1965, consagrando definitivamente o talento de Silvio Cesar. Até hoje ele é obrigado a cantar esta canção em qualquer apresentação pública que faça.
 
                   Mas uma das músicas de Silvio Cesar  que mais me agrada foi lançada em 1975: "Levante os Olhos", que foi tema da novela "Duas Vidas", da Rede Globo. Considero esta canção uma das melhores feitas no Brasil em todos os tempos. Sua letra é mesmo maravilhosa.
 
 
Nas décadas de 60 e 70, Silvio Cesar atuou na programação musical das emissoras de TV, destacando-se os programas Jovem Guarda, Família Trapo, O fino da Bossa, Essa noite se improvisa, e Show do dia 7, entre outros .
 Silvio atuou também como ator no seriado "Quartel do Barulho", ao lado de Renato Aragão e Dedé Santana, que depois se transformou nos "Trapalhões".
E no teatro, Silvio trabalhou nos musicais "Arco-Íris" e "O teu cabelo não nega", encenados no Teatro República, no Rio de Janeiro.
Para completar, também trabalhou no cinema, no filme "Na onda do iê-iê-iê", com Renato Aragão e Dedé Santana.


Muitos artistas gravaram canções de Silvio Cesar, como Ângela Maria, Claudette Soares, Alcione, Os Cariocas, Caubi Peixoto, Doris Monteiro, Elis Regina, Elizeth Cardoso, Emílio Santiago, Elza Soares, João Donato, Hermeto Pascoal, Leny Andrade, Jair Rodrigues, Nana Caymmi, Roberto Carlos, Sergio Mendes e outros mais.



 
 
 
 



                                  

Nenhum comentário:

Postar um comentário