Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

sábado, 24 de outubro de 2015

    O velhinho de 85 anos ainda canta. Cantor, compositor, produtor musical e radialista, ele é até hoje considerado um dos melhores melodistas e ritmistas da história do samba, Vale a pena conhecer um pouco da vida deste grande sambista

               E  L  T  O  N         M  E  D  E  I  R  O  S

                         


                        É claro que os jovens não conhecem ELTON MEDEIROS,  que já está com 85 anos e fora mídia. Mas ele tem um papel  importante na história da MPB e especialmente do Samba. Muitos ainda o identificam como "o sambista que cantava batucando numa caixinha de fósforos".  É o que nos mostra o vídeo acima, em que Elton aparece ao lado de seu parceiro Eduardo Gudin, cantando "ESTRELA", uma das várias canções que os dois escreveram. É um lindo som.

 
Elton Antonio Medeiros é um carioca nascido no bairro da Glória.  Ele iniciou carreira aos 17 anos, tocando de dia na Orquestra Juvenil de Estudantes, que se apresentava na Rádio Roquete Pinto. E à noite, ele tocava trombone na gafieira "Fogão", pertencente ao compositor Uriel Azevedo.
Ainda jovem, Elton também já começava a carreira de compositor, sendo fundador da ala dos compositores da Escola de Samba Aprendizes de Lucas.
 
 
Mas foi frequentando o "Zicartola", restaurante musical localizado num sobrado da Rua da Carioca, que Elton se "enturmou" com cambistas como Cartola, Nelson Cavaquinho, Zé Ketti, Ismael Silva e especialmente Paulinho da Viola, que se tornaria o seu principal parceiro musical (foto acima).  Foi lá que naquela época surgiu o grupo Voz de Ouro e  posteriormente o  show Rosa de Ouro.  
 
 
 
Elton tornou-se um grande sambista. Compôs verdadeiras obras primas, como Peito Vazio, O Sol Nascerá, Pressentimento,  Madrugada , Aurora de Paz, Mascarada (com Zé Ketti)  e Onde a dor não tem razão. 
   Fora  do Brasil, Elton também fez sucesso em vários lugares, como em Cannes (França) e em Portugal. E até hoje nossos sambistas regravam músicas de Elton Medeiros. 









Nenhum comentário:

Postar um comentário