Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

sábado, 26 de setembro de 2015

    Um artista precoce e talentoso, que foi figura destacada antes da Jovem Guarda. Cantor e compositor dos bons, logo ganhou o seu espaço. Infelizmente nos deixou quando tinha apenas 50 anos, vítima de um câncer.

                                   S É R G I O     M U R I L O

                       

 
 

SÉRGIO MURILO  foi um nome de destaque no período que antecedeu a Jovem Guarda. Particularmente, eu gostava muito de duas músicas dele: Marcianita, versão de Fernando Cesar para a composição de Marconi/Alderete, e "DOMINGO DE SOL", linda balada de Rutinaldo e Vicente Amar, que ouvimos no vídeo acima.
 
 
            Sérgio Murilo Moreira Rosa nasceu no bairro do Catete, no Rio de Janeiro, um mês e meio antes de mim, no dia 2 de agostos de 1941.  Foi sempre um garoto precoce que, aos 12 anos, já animava um programa infantil na extinta TV Rio. E aos 15 anos de idade já cantava no badalado programa "Os Curumins", da Rádio Tamoio.
 
 
Em 1956 era considerado o melhor cantor de rock and roll, aparecendo frequentemente no programa "Trem da Alegria" da Tamoio, cantando rock-balada, muito em moda na época. Era um caminho semelhante ao que seguiam os irmãos Tony e Celly Campello, astros dos anos 50.
 

 
E em 1959, Sergio Murilo começou a trabalhar no programa de Paulo Gracindo, na Rádio Nacional, onde conheceu o compositor Edson Borges, decisivo no seu começo de carreira.
Foi Edson Borges que conseguiu o primeiro contrato de Sérgio com a gravadora Columbia, que lançou o disco de estréia do jovem cantor. De um lado, a toada "Mudou Muito", de Edson Borges e Enrico Simonetti. Do outro, o samba-canção "menino Triste", também de Borges.
 
Rapidamente, veio então o grande sucesso, com "Marcianita", que depois seria regravada por Raul Seixas e Caetano Veloso. E logo em seguida, com "Broto Legal", uma versão de Renato Corte Real. O sucesso foi tão grande que levou Sérgio Murilo para o cinema, no filme "Alegria de Viver". Ele também foi alvo de uma grande reportagem  da revista "Radiolândia". Tornou-se um astro consagrado.  E ninguém mais segurou.
                                             
 
Com a chegada da Jovem Guarda, o estilo de Serio Murilo ficou um pouco pra trás. Ele já não fazia tanto sucesso.  Mesmo assim, era conhecido por ter sido o primeiro cantor brasileiro de rock que mexeu os quadris a la Elvis Presley. E que em 1964, foi escolhido pela Revista do Radio como o "Rei do Rock".
 

Ao mesmo tempo, investiu no mercado musical do Peru, onde recebeu o título de "cantor estrangeiro mais popular" e ganhou o prêmio "Microfone de Prata". E continuou gravando por lá, até o começo dos anos 70.  Inclusive, fez sucesso no estilo "Distoceca", gravando com sucesso a música de Raul Seixas "Eu sou a mosca que pousou na sua sopa".
 
No Brasil, com a carreira em queda, formou-se em Direito e chegou a trabalhar como advogado. Mas em 1989 tentou voltar forte, gravando  uma coletânea de seus sucessos. Porém  surgiram problemas de saúde e, no dia 19 de fevereiro de 1992, SÉRGIO MURILO morreu com pouco mais de 50 anos, vitimado por um câncer no fígado.
Uma pena que não tenha ficado um material maior sobre a sua carreira, por ele foi um nome de destaque na história inicial do rock and roll no Brasil.
 
 
NÃO DEIXE DE OUVIR NA POSTAGEM SEGUINTE, SÉRGIO MURILO CANTANDO OUTRO DE SEUS MAIORES SUCESSOS: "BROTO LEGAL". É IMPERDÍVEL !

Nenhum comentário:

Postar um comentário