Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

terça-feira, 15 de setembro de 2015

    Quem ouviu ele cantar ao vivo, certamente nunca mais se esqueceu dele. Um ótimo cantor.  E um artista ainda melhor. Esse cara respirava arte. Um dos melhores que conheci

                                         I V O N    C U R I


                   


         Este vídeo gravado, em 1988,  numa das edições do programa "Fantástico" nos mostra bem a versatilidade e o talento de IVON CURI. Cantava em vários idiomas,  interpretava no cinema como poucos atores. Um artista perfeito.  Confiram.
 
 
          Ivo José Curi nasceu em Caxambu, Minas Gerais, filho de José e Maria.  José Kalil Curi e Maria Curi.  Ivon era irmão de dois famosos nomes do rádio, também já falecidos: Jorge Curi, um dos maiores narradores esportivos do País, e Alberto Curi, locutor noticiarista, também de grande prestígio no rádio carioca. E tinha outros seis irmãos.  Foi ainda adolescente que Ivon veio para o Rio de Janeiro, no início dos anos 40. E seu primeiro emprego foi na Pan American Airlines
 
 
           A carreira artística foi iniciada em 1947, contratado como cantor principal da orquestra do maestro Zaccarias, no Hotel Copacabana Palace. Mas logo notabilizou-se também como ator, trabalhando em várias chanchadas da Atlântida,  durante a década de 50.
            "E' fogo na roupa" e "Barnabé, tu és meu" foram dois destes filmes que alcançaram sucesso de bilheteria.
 
 
             Muitas canções fizeram sucesso na voz de Ivon Curi. As minhas preferidas: "Pisa na fulô", "Eu não existo sem você",  "O retrato de Maria",  "Me Leva",  "João Bôbo", "Menino de Braçanã",  "Xote das Meninas" e "Falaram tanto de mim"..
             E cantando em francês, gosto  muito de suas interpretações para  "Pigalle" e "La vie em rose".
 
 

 
 
              Em Portugal, ele recebeu a "Rosa de Ouro" e gravou o maravilhoso fado "Sempre que Lisboa Canta".
 
 
 
Na televisão, Ivon participou do programa "Adoráveis Trapalhões", com Renato Aragão, Wanderley Cardoso e Ted Boy Marino.   
E sua última participação na TV  foi na Escolinha do Professor Raimundo, fazendo o personagem "gaúcho Gaudêncio" (fotos abaixo.
 

 
 
 
           
 
 
 
 
Ivon Curi, que era casado com Ivone Curi, deixou quatro filhos: Ivana, Ivan, Ivna e Ivo. Ele morreu aos 67 anos,  no dia 24 de junho de 1995, de insuficiência respiratória e falência múltipla dos órgãos.
 
 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário