Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

sábado, 15 de agosto de 2015

     Uma carreira que teve muitos sucessos e também alguns momentos de crise. Mas hoje, com 42 anos de "estrada" e 62  de idade, este cantor, compositor e guitarrista é apontado por todos como um dos maiores astros da música no Brasil

                          L  U  L  U          S  A  N  T  O  S 

                     


                             Pra começar, vamos ver e ouvir LULU SANTOS interpretar uma de suas melhores canções. A música é dele, em cima de uma letra maravilhosa do talentoso Nelson Motta. "COMO UMA ONDA" explodiu na década de 80, mas continua até hoje sendo um grande destaque nos shows de Lulu, em qualquer lugar que ele se apresente.
 
                              Nelson Motta e Lulu costumam dizer que "Como uma Onda" é um verdadeiro "bolero moderno".  E com uma letra cheia de verdades: "Nada do que foi será / De novo do jeito que já foi um dia / Tudo passa, tudo sempre passará..."     E que vai mais longe; "Não adianta fugir / Nem mentir pra si mesmo / Há tanta vida lá fora......"
 
Luiz Maurício Pragana dos Santos, o nosso Lulu Santos, nasceu no Rio de janeiro no dia 4 de maio de 1953 e é um cantor, compositor e guitarrista do primeiro time de artistas da música brasileira. Tem portanto 62 anos e interpreta pop, pop rock, MPB, eletropop, baião e qualquer outra coisa que inventarem por aí.
Filho de pai militar, Lulu começou a tocar aos doze anos de idade, formando uma banda inspirada nos Beatles, que se chamava "Cave Man". Mas, como seu pai queria que ele também fosse militar, Lulu fugiu de casa antes de completar o colegial, percorrendo o Brasil com um bando de hippies.
 
Aos 19 anos, Lulu tocava no grupo Veludo Elétrico, com Fernando Gama e Paul de Castro. E um depois , formou com Ritchie e Lobão a banda Vímana, da qual saiu logo, por discordar dos rumos que o grupo acabou seguindo.
Após trabalhar como freelancer, Lulu Santos decidiu seguir carreira solo, mas antes de se tornar músico, trabalhou como colunista em revistas de música.
 
 
Foi em 1981 que, após assinar com a gravadora WEA, nosso astro assumiu o nome de Lulu Santos, gravando "Tesouros da Juventude", em parceria como jornalista Nelson Motta. E seguiram-se outras músicas de sucesso, como Tempos Modernos (1982),  O Ritmo do Momento (1983),  O último romântico e ainda Tudo Azul(1984), Normal (1985),  Lulu (1986) e Toda a forma de Amor (1988).
Em 1985, Lulu participou com êxito do Rock in Rio, e dois anos depois foi premiado com o disco de platina, mas recusou o prêmio na cerimônia de entrega, por não ter atingido o limite mínimo de 250 mil cópias vendidas. Sempre teve um temperamento forte.


O período de crise veio, quando ele tentou misturar o pop com os rítmos brasileiros. Ficou vários anos sem sucesso maior, mas retomou o caminho a partir de 1994, com discos como "Assim Caminha a Humanidade" (94),  "Eu e Memê, Memê e eu" (95),  "Anticiclone Tropical"(96), Calendário (99) e o "Acústico MTV"(2000) em dois volumes.


Na verdade, Lulu Santos nunca perdeu seu conceito de grande cantor e compositor. Sempre foi respeitado por todos, nos meios musicais. A gente sente isso, por exemplo, quando ele exerce o papel de jurado do The Voice Brasil, em que fica clara a sua liderança.


Embora muita gente insinue que Lulu Santos não é muito chegado às mulheres, ele foi casado por 28 anos com a jornalista Scarlet Moon, que conheceu no início de carreira, numa festa realizada na casa de Caetano Veloso.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário