Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

quarta-feira, 29 de julho de 2015

                            
     

                  U R S O - P O L A R


                          

         Um verdadeiro gigante do gelo aparece hoje como o 17º participante deste desfile do espaço "Bicho Amigo". O URSO POLAR é uma das maiores espécies de urso, podendo chegar aos 2 metros de comprimento e aos 700 kg. Mas apesar disso, ele se move com facilidade na paisagem branca do Ártico.
         O pêlo longo e gorduroso mantém seu corpo aquecido, e a camada de gordura subcutânea é uma proteção a mais contra o frio.


                     O URSO-POLAR  habita a calota polar ártica e as costas setentrionais da América e da Eurásia, regiões que ficam congeladas pelo menos durante todo o inverno, como é do seu gosto.
                     Os pêlos nas plantas dos pés protegem o URSO-POLAR e lhe oferecem mais firmeza nas suas caminhadas sobre o gelo.


        Bom pescador e caçador, o URSO-POLAR investe contra suas presas na água ou em terra firme. Na água, ele pode permanecer durante horas. É um nadador lento (média de 4km/h), mas extremamente resistente. Usa apenas as patas da frente para a propulsão.  A gordura e o ar dos pulmões permitem que ele flutue com facilidade. E é o único dos ursos que tem membranas entre os dedos, tornando-o um nadador mais eficiente.
 
 O  URSO-POLAR acasala na Primavera. E no outono seguinte as fêmeas grávidas escavam uma toca e caem num estado de semi-sonolência. Os filhotes nascem nesse abrigo, durante o inverno. A ninhada é de no máximo três filhotes, que nascem cegos e sem pelos. São amamentados por cerca de três meses e meio.
Um URSO-POLAR pode viver de 20 a 30 anos, mas raramente passa de 15 anos.
 

Por conta do aquecimento global, o URSO-POLAR corre sério risco de extinção  
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário