Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

quarta-feira, 17 de junho de 2015

                                                       
       RAPOSA-VERMELHA
                                        
                                               ( Vejam que bichinho lindo )


                                   Chegamos ao 11º dia desta série que visa mostrar a vida dos nossos companheiros aqui da terra.  E hoje trazemos a charmosa RAPOSA-VERMELHA, que nas fábulas é sempre apresentada como o mais esperto dos animais. E eu acho que é realmente, porque mesmo sendo um  animal lindo, que possui uma pele tão valiosa (foto abaixo), ela não corre risco de extinção, conseguindo sobreviver nas mais variadas condições.  Nem um milenar esporte chamado "caça à raposa" conseguiu acabar com ela.  Graças a Deus !
                                                    A Raposa-vermelha ("Vulpes vulpes") em muitos lugares (especialmente nos EUA) é conhecida como "ladra de galinheiros" porque, quando lhe falta comida ela vem atrás dos animais domésticos.  Mas sua alimentação preferida é constituída de animais pequenos , como lebres, coelhos, roedores, aves, insetos, peixes, ovos e frutos. Porém,  se for necessário, come até restos de comida humana e de animais mortos.  Com tanta variedade, ela se adapta bem em  qualquer lugar.  

                                                   Embora seja mencionada como um animal originário do norte do mundo, a raposa-vermelha se adapta à  regiões de clima temperado. Ela foi introduzida na Austrália para controlar a exagerada população de coelhos.  E hoje está praticamente em todo o mundo, menos nos polos e nas regiões mais quentes.
                                                  As raposas-vermelhas vivem em grupos formados geralmente por um macho adulto e várias fêmeas. Vivem em tocas de coelhos ou texugos abandonadas.  Elas acasalam entre dezembro e fevereiro. Após uma gestação de pouco menos de dois meses (52 a 53 dias) nascem entre 4 e 5 filhotes. Macho e fêmeas cuidam dos filhotes, mesmo depois do desmame, pois eles só se tornam independentes no outono seguinte ao seu nascimento. As raposas-vermelhas vivem em média 9 anos.







    

A tamanho das raposas varia de 90cm a 1m38, da cabeça à extremidade da cauda. Os machos pesam entre 6 e 10 quilos. Já as fêmeas vão de 4 a 8 kg. Possuem orelhas pontiagudas e pretas atrás. E seu focinho é estreito.
As raposas-vermelhas nem sempre são vermelhas. Sua pele pode se apresentar bem escura ou prateada, o que aumenta a caça, especialmente na América do Norte, devido ao alto valor de sua pele. E já existem até raposas criadas em cativeiros, para atender as indústrias de peles.

Nenhum comentário:

Postar um comentário