Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

quarta-feira, 17 de junho de 2015

    O Espaço Musical retorna hoje com o bom rock e a tumultuada história de uma das melhores bandas do gênero no Brasil, cada vez mais reconhecida pelo público

                                                         T  I  T  à S
                
                      

            A história da Banda TITÃS é tão confusa como a vida pessoal de cada um dos integrantes e as músicas que eles fazem. Mas na ativa há 32 anos, ela tornou-se uma das quatro maiores bandas do Rock Brasileiro, ao lado de Legião Urbana,  Os Paralamas do Sucesso  e Barão Vermelho.

                 São muitos os grandes sucessos dos Titãs. No vídeo de abertura, destaco a minha canção preferida no repertório deles: "PRA DIZER ADEUS", feita por Nando Reis e Tony Belloto. Uma melodia incrível em cima de uma letra forte: "Você apareceu do nada / E você mexeu demais comigo / Não quero ser só mais um amigo..."


                 Entre as outras músicas de maior sucesso dos Titãs estão  "Sonífera Ilha",  "Flores",  "Polícia",  "Família",   "Comida",   "O Pulso",  "Go Back",  "Domingo",   "Enquanto Houver Sol",  "Homem Primata",   "Bichos Escrotos",  "Cabeça Dinossauro",  "Marvin",   "É preciso saber viver",  "Epitáfio",   "Diversão",  Porque Eu Sei o Que é Amor"  e  "Televisão".
                 A banda foi formada em São Paulo, em 1982. A maioria dos integrantes se conheceu no Colégio Equipe, na capital paulista, no final da década de 70 e, a partir de uma apresentação na Biblioteca Mário de Andrade (em 81) passou a fazer shows em casas noturnas, com o nome de "Titãs do iê-iê.


                O primeiro show da banda Titãs do iê-iê  foi no dia 28 de setembro de 1982, no SESC Pompéia. A banda tinha então 9 integrantes: Arnaldo Antunes, Branco Mello, Marcelo Fromer, Nando Reis, Paulo Miklos, Sergio Britto, Tony Belloto, Ciro Pessoa e André Jung.

              Em 1984, a banda passou a se chamar só Titãs, retirando o "iê-iê . Mas em toda a sua trajetória existiu um "entra-e-sai" de músicos e vocalistas. E os problemas foram enormes, como a prisão, em novembro de 1985, de Tony Belloto e Arnaldo Antunes.  O primeiro foi preso por porte de droga e foi solto sob fiança. Mas Arnaldo Antunes foi preso por porte e tráfico de heroína e ficou cerca de um mês atrás das grades. O episódio teve terrível impacto na banda, que perdeu a aura de "inocência" diante da mídia.  O pau comeu pra valer e as ofertas de shows escassearam.
             Outro drama veio em 2001, com a morte do guitarrista Marcelo Fromer, atropelado por uma moto em São Paulo. Parecia ser o fim da banda. Afinal, Fromer era a guitarra base da banda. Mas, aos poucos as coisas foram se ajeitando a os Titãs sobreviveram mais uma vez. Mesmo quando pouco depois Nando Reis resolveu se afastar do grupo.

             O fato é que as "histórias" surgidas dariam um filme longa-metragem, cheio de dramas. Mas, felizmente, até hoje o som bem tocado de Punk rock, pós-punk, rock alternativo e pop rock dos TITÃS  pode ser ouvido pelo País inteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário