Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

segunda-feira, 22 de junho de 2015

A COPA DA DECEPÇÃO


              Depois de tudo que rolou na Fifa, na CBF e em praticamente todas as entidades que mexem com o futebol, a gente precisava de uma Copa América cheia de emoções, rica em talentos e perfeitamente organizada. Mas não é isso que estamos vendo. O que foi mostrado até agora, é pra gente perder mesmo a "tesão" pelo futebol.

           Que espetáculo medíocre, meu Deus do céu, nos foi exibido até agora. A começar pela própria organização, com jogos começando fora do horário, árbitros ruins e regras disciplinares indecisas e duvidosas.  A gente reclama tanto do Campeonato Paranaense,  e agora tem que ver coisas ainda mais absurdas.

            Mas a incapacidade técnica e tática é o que mais impressiona negativamente. Que seleções ruins trouxeram os nossos países para esta Copa América. Pra começar, convidam o México para disputar e ele manda um time de reservas que não ganha nem do Londrina. E o que é que veio fazer aqui a coitada da Jamaica que em três jogos não conseguiu marcar um gol sequer. Torci até para que os árbitros marcassem um pênalti para os jamaicanos, só pra gente ver como é que eles comemoram os gols por lá.  Talvez eles dançassem um reggae !

           Pior é que não foram só os convidados que pisaram na bola. Nossos vizinhos sul-americanos também jogaram maionese estragada na cara da gente. Que coisa horrível o Equador (pior de todos) e a Venezuela. E os paraguaios e colombianos também  estariam nesta lista de ruindade total, se não tivessem surpreendido Argentina e Brasil, muito mais pela incapacidade destes.

          Esperei que a primeira fase fosse concluída para fazer esse desabafo. Mas tem sido muito difícil assistir os últimos jogos realizados. Que vontade desligar a TV ou mudar de canal. Que saudade da Série B do Campeonato Brasileiro, que também é ruim pra caramba, mas que ainda é melhor do que Colômbia 0 x Peru 0. Ou não é ?

        O Chile vai acabar sendo campeão desta Copa América, com seus sete anõezinhos que fazem gracinhas o jogo inteiro. Só falta escalar a Branca de Neve. Mas pelo menos é bonito ver o time deles jogando do meio pra frente. A defesa é medonha, mas se "apertar" o juiz arranja um pênalti, como aconteceu nos dois primeiros jogos. 

        O Uruguai pelo menos joga sem frescura. Desce o pau e não tem bola perdida. Dá gosto ver o Alvaro Pereira e o Arevalo Rios chutando a bunda dos adversários toda a hora. Mas bola que é bom, nem pensar, A desculpa é que Luis Suárez está suspenso e não pode jogar.

         E a favorita Argentina ?  Já deu pra ver,  porque é que eles estão tanto tempo sem ganhar um título. É claro que não vou escrever que o Messi não joga nada. Mas posso perguntar quando é que que ele vai estrear nesta Copa América, não posso ?

         E resta o Brasil. Pobre do Brasil. Confesso publicamente que cheguei a acreditar que o Dunga ia reerguer o nosso futebol, com uma Seleção capaz de acordar o torcedor brasileiro que, há muito tempo, anda preferindo dormir mais cedo ou cair numa balada, do que ver o Brasil jogar.

        Finalizando, vou contar uma historinha para os amigos: Tenho um filho que era louco por futebol, mas que de repente, não quis mais saber. Pensei cá comigo, "acho que ele está doente".  Pois hoje posso garantir que "doente estou eu de ficar vendo esta Seleção Brasileira jogar."

3 comentários:

  1. Concordo totalmente com vc Flávio...mas me diga: tem jeito de montarmos um time melhor ? temos material humano para voltar a ser forte? acho que não...infelizmente estamos nos nivelado com qualquer time,acabou o glamour do futebol brasileiro, a maioria de nossos jogadores não tem a raça que o próprio Dunga esbanjava , ninguém tem "sangue no zóio" jogamos apenas com o nome....Claúdio Rogério-Londrina-Pr

    ResponderExcluir
  2. Eu só queria saber quando o Messi vai estrear na Seleção Argentina!!!

    TATO - 23/06/2015

    ResponderExcluir
  3. Acho que o Claudio Rogério e o Tato estão cheios de razão. Realmente está difícil encontrar jogadores realmente bons, porque estes que estão aí decepcionando na Seleção jogam em times grandes da Europa. Será que não seria o caso de montar um time com pelo menos 80% de jogadores que estão no País ? Acho que valia a pena tentar, até porque jogadores como Firmino, Filipe Luis, Philippe Coutinho e até o "nosso"Fernandinho temos muitos nos nossos times, por aqui.
    E também é verdade que Messi não joga na Seleção Argentina nem metade do que joga no Barcelona !"

    ResponderExcluir