Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

sexta-feira, 1 de maio de 2015

 
          Sabe quando você ouve uma música e se apaixona por ela?  Pois aconteceu comigo em 1980, quando ouvi uma canção que se chamava "BASTANTE", e que me trazia versos assim: "Não havia nada além da réstia de sol  /  Noite acordada e uma balada em tom maior  / Mas a luz que irradiava a tua estampa ali deitada / Já bastava pra eu saber te amar melhor..." 
 
E a voz macia era a dele

              Z É    L U I Z      M A Z Z I O T T I



                    

                Na verdade, naquele tempo ela era apenas o ZÉ LUIZ,  e o disco que tenho até hoje me foi presentado pelo amigo Ruy Carneiro. Um presente assim só poderia vir mesmo de um homem culto e sensível como o Ruy, com quem tive a honra de trabalhar na imprensa, e a quem até hoje acompanho pelo Facebook . Mas provavelmente ele não sabe como valorizei o seu presente.

                 Tempos depois, tive a oportunidade de ouvir e conhecer Zé Luiz pessoalmente, num lindo show que ele fez no Cine Teatro Ouro Verde. Pude conversar com ele e adquirir um outro lindo disco seu, intitulado "SINAIS", devidamente autografado(foto  abaixo).
 
                A gravação do vídeo que apresento na abertura da postagem não é a original e não tem a mesma técnica. Mas optei por ela para que os amigos possam ouvir e também ver o Zé Luiz cantando, já muitos anos depois do lançamento da canção  'BASTANTE".   

                ZÉ LUIZ MAZZIOTTI, nasceu  em Rio Claro, mas a partir dos 7 anos viveu com sua família em São Paulo.  E em 1965, aos 17 anos, apareceu cantando no quarteto vocal "Canto 4, ao lado de Mily, Luizinho e Aquiles. O grupo atuava nos festivais da Tv Excelsior , mas um ano depois ganhou o badalado  Festival da TV Record SP, com a canção "São Paulo meu amor", de autoria de Tom Zé.

                 Em 68, Zé Luiz brilhou novamente, defendendo a canção "América, América", de César Rodão, no Festival Internacional da Canção.   E a sequência da carreira veio nas boates da noite, ao lado de Johnny Alf, Paulinho Nogueira, Vera Brasil, Adilson Godoy, Alaide Costa, entre outros "cobras"da época.





              Começou a aparecer em séries e novelas da TV Globo. Era ele quem cantava a música  Dona Benta, no Sítio do Pica Pau Amarelo. E veio 1979, quando ele compôs "BASTANTE", numa parceria com o poeta Sergio Natureza. A interpretação de Zé Luiz foi mesmo sensacional, com arranjos de Dori Caymmi e Gilson Peranzetta.


                Zé Luiz Mazziotti fez parceria  com muita gente famosa, morou por um bom tempo em Paris e canta até hoje, cada vez melhor. Atualmente, está na segunda edição do Projeto "+ Música", ao lado de Leny Andrade, como mostra foto abaixo.



        ZÉ LUIZ MAZZIOTTI está com 67 anos e, pelo jeito, se Deus quiser vai cantar ainda por muito tempo.  Sorte de quem puder ouví-lo.
              

Nenhum comentário:

Postar um comentário