Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

quinta-feira, 28 de maio de 2015

                                                    
                           Camelos e Dromedários
 


 
 
 
            Na oitava semana do quadro "Bicho Amigo", vamos conhecer hoje os"Camelus Dromedárius", animais de grande importância na história da Humanidade. Mesmo porque,  desde criança nos acostumamos com a figura do CAMELO, acompanhando os reis magos. Na verdade, são duas espécies: o CAMELO (Camelus bactrianus), que tem duas corcovas (aquelas saliências que se observa no seu dorso) e o DROMEDÁRIO (Camelus dromedarius), que possui apenas uma corcova ou corcunda.
Ambos são nativos de áreas secas e desérticas da Asía e Norte da África.  E os dois têm sido domesticados pelos humanos há milhares de anos.
Existem quatro "parentes" dos camelídeos na América do Sul: a lhama, a alpaca, o ganaco e a vicunha.






                    Os camelos garantiram a sobrevivência dos povos do deserto, sobretudo de tuaregues e beduínos. Eles funcionavam como animal de carga, como meio de transporte em longos percursos e ainda como fornecedor de leite, carne e lã. Portanto, um animal de extrema importância.


                      A expectativa de vida de um camelo é 40 a 50 anos. Um exemplar adulto alcança 1m58 até o ombro e 2m15 de comprimento. A corcova mede cerca de 75 cm. Seu  pelo é mais abundante no inverno e mais curto no verão.

                         Eles comem  plantas verdes e suculentas. E podem ficar de 6 a 8 dias sem comer e beber, utilizando as substâncias que estão armazenadas nas corcovas.  Quando isso ocorre, as corcovas vão murchando. Ao voltarem a comer e a beber, elas aumentam e ficam firmes outra vez.
                         Um dromedário sedento pode tomar até 140 litros de água em apenas 10 minutos.

          As orelhas pequenas e com pelos impedem a entrada de areia  no canal  auditivo. As narinas podem se abrir e fechar, o que é importante nas tempestades de areia. E os olhos tem 3 pálpebras. A última protege o globo ocular de poeira e areia.  As outras duas são dotadas de cílios, que também ajudam a defender os olhos do sol e da areia.
 
          Existem mais de 13 milhões de dromedários hoje, já domesticados.   Os selvagens não passam de 32 mil, e vivem nos desertos da Austrália.
          Os camelos e dromedários aguentam carregar até 250 quilos. Mas também são ágeis e velozes. No Kuwait, existem até corridas de camelos, como se vê nas fotos abaixo.


                                                                  

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário