Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

quinta-feira, 9 de abril de 2015

Na música também existem casos misteriosos, as vezes até envolvendo artistas bem sucedidos.
Em 1986, o Brasil inteiro parou de cantar por alguns      momentos. E perguntou:  " Por que morreu   
  R O N N I E   C O R D  ?
 
 
Ronald Cordovil, filho do conhecido maestro e compositor Hervé Cordovil, nasceu em 1943, na cidade mineira de Manhuaçu. Aos seis anos já tocava violão e seu talento musical era
assombroso.  Todo mundo sabia que ali estava um futuro cantor. E não demorou muito para ele virar
 
R O N N I E    C O R D
 
Em 1959, um teste na Copacabana Discos, no Rio de Janeiro, e logo em seguida a primeira gravação. No começo cantava mais em inglês, arriscando as vezes em algumas versões de grandes sucessos internacionais.
Mas já no primeiro disco, em 1960, conquistou o primeiro prêmio. Ganhou o Troféu Chico Viola, por ter permanecido por seis meses em primeiro lugar nas paradas de sucesso, com a música "Isy bitsy teenie weenie yelow polkador bikini", que cinco anos depois ele gravaria na versão feita por seu pai para o português, e que está no vídeo acima, abrindo esta postagem:
"BIQUINI DE BOLINHA AMARELINHA"


  A partir de 1962, Ronnie Cord começou também a compor, estreando com a canção Sandy. E fez várias músicas bonitas. Mas a nova explosão de sucesso veio quando ele gravou "Rua Augusta", de autoria de seu pai Hervé Cordovil. Nas opiniões de Erasmo Carlos e Tony Campello. Esta música foi o primeiro hino do rock brasileiro.
E foi também a primeira música do gênero que teve problemas com a Justiça. Uma estrofe inteira (a terceira) foi cortada pela censura, sendo substituída por outra. A original dizia:
"Comigo não tem mais esse negócio de farda  /  Não paro  meu carro nem se for na esquina  /
 Tirei a 130 a maior "fina" do guarda..."

Portanto, nada melhor do que ouvir "RUA AUGUSTA" agora,  neste vídeo que vem a seguir, mas na versão que foi liberada pela Censura.
 
 
A carreira prosseguiu com novos sucessos. E algumas novas experiências novas, como a formação de conjuntos com os irmãos Norman e Hervé Jr. Primeiro o "The Cords" e mais adiante "Os Cords". Eles lançaram alguns bons compactos pela RCA Victor. 
 
E tudo corria normal quando, no início dos anos 70, Ronnie Cord interrompeu bruscamente a sua carreira. Comentou-se que ele estaria doente, mas isso nunca se confirmou. Passou depois a aparecer apenas periodicamente com outros pioneiros do rock brasileiro.
 
Mas o Mistério realmente passou dos limites quando ,no dia 6 de janeiro de 1986, foi anunciado que Ronnie Cord havia morrido, aos 42 anos, deixando três filhos.
Mas morreu de que ?   E ninguém respondeu
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário