Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

sábado, 7 de março de 2015

O seu sábado vai ser muito alegre
F A L A    M A N S A
"TO RINDO A TOA"
 
 
 
              Pra deixar o sábado mais alegre, trago hoje para os amigos do Blog a banda de forró mais simpática que eu conheço: "FALAMANSA".  Nas minhas inúmeras viagens para o Nordeste do País, a trabalho jornalístico, vi muitas bandinhas do gênero. Onde mais me impressionei foi em Aracajú. Em cada esquina havia um bar. E em cada bar havia um trio ( ou as vezes um quarteto) com zabumba, triângulo, acordeon e muito forró. O barzinho que não tinha forró, ficava quase vazio.

             O ritmo sempre me agradou, mas nunca uma banda havia me chamado tanto a atenção, como esta surgida em 1998, em São Paulo. No princípio eles eram cinco: Josivaldo, Dezinho, Alemão, Valdir e Tato (FOTO), que logo chama a atenção pelo incrível carisma que possui. Na época, eles cantavam sucessos de Luiz Gonzaga e Jackson do Pandeiro, misturando sempre o "forró universitário" ou o "forró pé-de-serra" com as raízes da música nordestina. E foi assim que, só até 2001, o grupo teve mais de um milhão de cópias vendidas em todo o Brasil.

             Na verdade, o começo veio num Festival de Música do Mackenzie, em 98. Tato era DJ de forró e já tinha algumas composições próprias. Decidiu inscrever uma delas ("Asas") e teve que montar uma banda na correria. Deu tudo certo, e a música "Asas"ficou em segundo lugar no Festival. A banda nunca mais parou de tocar, já então reforçada por Waldir do Acordeon.
            Os sucessos foram se sucedendo, com Sete Meninas,  Forró do Bole Bole, Gotas de Amor, Homem de Aço,  Decola, Amor e Cia e muitos outros. Mas desde que ouvi pela primeira veza música  "RINDO A TOA" ela passou a ser a marca registrada do talentoso "FALA MANSA".

Nenhum comentário:

Postar um comentário