Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

domingo, 8 de março de 2015

 
No Dia Internacional da Mulher
JORGE BENJOR é quem vai cantar a
"MULHER BRASILEIRA"
 
 
 
A canção certa para o dia certo. Neste domingo em que comemoramos o Dia Internacional da Mulher, é claro que uma música específica teria que ser a apontada. Nada melhor do que
"MULHER BRASILEIRA"
E é por esta razão que esta foi a data escolhida para destacar aqui um dos maiores nomes da música popular brasileira
JORGE BEN ou JORGE BENJOR
 
Ainda me lembro perfeitamente quando comecei a ouvir pelo rádio, lá em Porto Alegre, o novato Jorge Ben.  Inicialmente, num compacto  (aqueles disquinhos pequenos da época)  que trazia de um lado "Por causa de você Menina" e do outro a música que marcou historicamente o seu começo vitorioso: "Mas que Nada".
E poucos meses depois, era lançado o primeiro LP, incluindo outras músicas, sob o título geral de  "Samba Esquema Novo". Tenho estes discos até hoje.
 

E nunca mais pude esquecer esse cara, com um sucesso atrás do outro, no embalo de um ritmo novo que enlouquecia todo mundo, o então chamado "samba rock". Era uma enorme mistura de ritmos e sons que a gente vinha ouvindo há muito tempo. Pode se dizer que Jorge misturou tudo. A base foi o ritmo, até porque Jorge Ben tocava pandeiro em blocos de carnaval pelas ruas do Rio.
 
Jorge Duílio Lima Meneses é carioca de Madureira, mas foi criado no Rio Comprido. Seu sonho era ser jogador de futebol, chegando a integrar o time infanto-juvenil do Flamengo, clube de sua absoluta paixão. Mas aos 18 anos ganhou seu primeiro violão e um método para principiantes. Deu no que deu. Nunca mais parou de compor, tocar e cantar. Hoje tem 69 anos.


Nem dá para relacionar todos os seus sucessos. Mas tem alguns que não dá pra esquecer, como Chove Chuva, Fio Maravilha, Taj Mahal,  Balança Pema, Xica da Silva,  País Tropical, A Banda do Zé Pretinho, Zazueira, Os Alquimistas estão Chegando e Que Maravilha, que ele fez em parceria com Touquinho. E entre as suas "obras-primas" está esta canção que certamente é o maior reconhecimento musical das nossas mulheres feito até hoje: "MULHER BRASILEIRA"
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário