Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

terça-feira, 24 de março de 2015

      A jogadora da Seleção Brasileira de Basquete que se transformou numa das maiores cantoras do Brasil
S  I  M  O  N  E 


 
Não caberia aqui no Blog, tudo o que a gente poderia escrever sobre esta mulher fantástica. Uma baiana de Salvador, que muita gente chama de "Cigarra". E não sem razão. Uma carreira cheia de vitórias. Uma vida que começou no esporte e pulou pra música, para ser uma das melhores do País.
 
S  I  M  O  N  E
 
Fiz questão de abrir a postagem com um dos vídeos mais bonitos que eu já vi e ouvi. Simone canta  "CODINOME BEIJA-FLOR" com Cazuza, autor desta letra maravilhosa, escrita quando ele estava deitado numa cama do Hospital São Lucas e observava beija-flores na janela.

 
Simone Bittencourt de Oliveira tem atualmente 65 anos. Neste dia 20 de março, ela completou 42 anos de carreira como cantora. Filha de Otto Gentil Oliveira e Letícia Bittencourt de Oliveira, ela nasceu prematura de oito meses, no bairro de Brotas, na capital baiana. É a sétima filha entre nove irmãos (cinco homens). E desde criança estudou violão.


Mas, quando Simone tinha 16 anos, a família veio para São Caetano do Sul, na Grande São Paulo, onde ela completou o colegial. E pouco tempo depois, nova mudança, desta vez para Santos. Simone passou no vestibular e começou a cursar Educação Física, como colega de classe de Pelé, Emerson e Leivinha. E assim que se formou foi morar sozinha na capital Paulista, pagando aluguel e dando aulas em uma escola do bairro Santana.

Enquanto se aperfeiçoava nos estudos, Simone se tornou jogadora profissional de basquete, chegando à Seleção Brasileira. Era reserva da Seleção no Campeonato Mundial de 1971. Era  uma boa jogadora, mas já então sentia-se muito atraída pela música.

Um teste na Odeon e, em 1972, Simone já era uma ex-jogadora de basquete, passando a ser uma cantora profissional. E das melhores. O primeiro álbum "Simone" já foi muito bem sucedido.
Foi em 1979 que ela começou a fazer muito sucesso com a canção "Começar de Novo", de Ivan Lins e Vitor Martins. A música viria a ser tema de abertura do seriado "Malu Mulher", e ficou super conhecida.


E a partir daí, tudo que Simone gravou virou sucesso. Foram mais de 400 músicas cantadas pela nova campeã de vendas de discos no País. Seu cachê era altíssimo. E ela cantou música romântica, MPB e samba.  Há muito tempo que não a ouço cantar ao vivo, mas as notícias dizem que ela continua brilhando em seus shows.


 
 
 
 
 
 

3 comentários:

  1. A melhor intérprete de MPB !!!👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼

    ResponderExcluir
  2. A voz mais linda do mundo, dona de um sorriso encantador, minha Diva, minha Rainha, eu te amo
    Nilzete Miranda.

    ResponderExcluir
  3. Feliz aniversário! Parabéns! Tudo de mais precioso para sua vida, que Deus ilumine todos os seus caminhos hoje e sempre minha Cantora, minha Conterrânea de Salvador-Ba.
    Felicidades Cantora Simone Bitencourt.
    Te amo
    Nilzete Miranda.

    ResponderExcluir