Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

segunda-feira, 16 de fevereiro de 2015

 
CHICO & CARNAVAL
DUAS COISAS MUITO BOAS
 
 
 Ouvir Chico  é sempre muito bom. Mas, nesta época de folia,  ouví-lo cantando o carnaval é ainda melhor. Foi por esta razão que escolhi a canção "SONHO DE CARNAVAL"  para ilustrar esta postagem em que homenageamos um dos maiores nomes da música brasileira, o nosso CHICO BUARQUE DE HOLANDA.
 

Desde que "A Banda" passou, em  setembro de 1966 no Teatro Record, o Brasil inteiro ficou apaixonado por aquele menino de olhos azuis, que parecia ter nascido em berço de ouro, mas que raciocinava como os poetas humildes, que buscam inspiração nas coisas geralmente pobres e simples.
Hoje, aos 70 anos, o carioca Francisco Buarque de Hollanda, cantor, compositor, dramaturgo e escritor, segue cativando a gente com seu linguajar que mescla o refinado com o popular. É o  poeta que fala na língua do povo. Certamente sob certa influência do saudoso "poetinha" Vinicius de Moraes, seu parceiro e amigo.
 
 

E foi assim que vieram tantas canções, sempre uma melhor do que a outra. A que mais eu gosto é "Morena dos olhos d'água", que também veio no primeiro album como "Sonho de Carnaval". Porém, também gosto muito de outras dezenas de músicas compostas por Chico.  Na verdade, um cára que foi apadrinhado por Caetano, Tom e Milton Nascimento só poderia ser mesmo um gênio.
Chico é fruto do casamento de um respeitado historiador e jornalista (Sergio Buarque de Holanda) com uma talentosa pintora e pianista (Maria Amélia Cesário Alvim). E nasceu mesmo em berço de ouro. 
Por 33 anos, ele  foi casado com a atriz Marieta Severo, com que teve três filhas : Silvia, Helena e Luisa. Também tem três irmãs cantoras: Miucha, Ana de Hollanda e Cristina. Mas ao contrário do que muita gente pensa (e até afirma), o dicionarista Aurélio Buarque de Holanda era apenas um primo distante do nosso Chico.


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário