Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

domingo, 18 de janeiro de 2015

Emílio Santiago - A inesquecível "Saigon"

ELE FOI EMBORA CEDO DEMAIS
 

        Emílio Santiago é o nosso destaque deste domingo, no espaço musical do Blog do Flávio Campos.  Eu gostava muito desse cara. Que pena que ele se foi com apenas 66 anos. Vítima de um AVC, foi parar no Hospital Samaritano, em Botafogo, no Rio. E de lá só saiu morto, para a tristeza geral.
         Conheci Emilio participando da "Grande Chance", um programa apresentado pelo saudoso Flávio Cavalcanti. Fiquei impressionado com o seu talento, mais tarde ressaltado até por fonoaudiólogos, que depois de longas análises chegaram a conclusão que Emílio tinha a voz mais perfeita do Brasil.  Pra mim, só ele se equiparou a Cauby Peixoto em termos de potencial de voz.
          Dezenas de canções  (400 ou 500) foram gravadas pelo carioca Emílio Vitalino Santiago, um estudante de Direito que sonhava em  ser o primeiro diplomata brasileiro negro, mas que acabou trocando tudo pela música.
           Emilio cantava tudo o que aparecesse. Samba, marcha, samba-canção, bolero, pop, bossa-nova, enfim, tudo. Mas pra mim, o seu maior desempenho veio em 1989, com "Saigon", música composta por Claudio Cartier/Paulo Feital/Carlão.  Vale a penas ouvir mil vezes esta maravilhosa canção.




Nenhum comentário:

Postar um comentário