Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

terça-feira, 8 de julho de 2014

Foi Nocaute no primeiro round



      Em termos de futebol, não dá para explicar uma goleada de 7 a 1 numa semifinal de Copa do Mundo, especialmente quando o derrotado é o time da casa. Prefiro buscar a explicação em outros esportes, particularmente nas lutas de box, MMA, judô ou qualquer outra.  Até porque não vi diferença nenhuma entre esta derrota e aquela sofrida por outro brasileiro, o Anderson Silva, que não conseguiu lutar e acabou sendo mandado para o hospital, nocauteado pelo adversário norte-americano, há pouco tempo.
       Pois foi mais ou menos assim que a Seleção Brasileira sofreu esta tarde, no Mineirão, o pior revés revés da sua história. Provavelmente, está nascendo o "Mineiraço".  E é muito pior do que o famoso "Maracanaço" da Copa de 1950, quando o Brasil foi derrotado pelo Uruguai na final, por dois a um. Pior mesmo, porque desta vez nem teremos o direito de jogar no Maracanã, o maior e mais tradicional estádio do País.
(G1)
        Ouvi muita coisa hoje, correndo todas as emissoras de TV que cobriram o jogo. Alguns comentários coerentes e equilibrados. Outros saídos de bocas oportunistas, aquelas que botam as pessoas pra cima, mas na hora da derrota jogam sobre elas toda a responsabilidade.  São os mesmos que elegeram Fernando Collor e depois fizeram questão de se colocar entre os que cassaram o então presidente. Gente que pula de um lado para o outro,  só para ficar entre os que  estão com a razão.  Sei que os amigos do Blog sabem perfeitamente a quem estou me referindo.
       Nos meus quase quarenta anos de comentarista esportivo, sempre preferi alertar antes do que pisar sobre os derrotados.  Nunca fui de "chutar cachorro morto".  E não será agora que vou fazê-lo. Nesta Copa, chamei a atenção sobre o rítmo sempre preguiçoso dos treinamentos. Sobre as"frescuras exageradas", como pintura de cabelos e outras inutilidades. Sobre o desgaste sofrido pela mentalidade do técnico Felipão que, como todas as pessoas, envelheceu e perdeu a rapidez de raciocínio. E sobre a falta de qualidade de alguns jogadores, cujo maior exemplo é o centroavante Fred. Na terra dos maiores comandantes de ataque das Copas, como Romário e Ronaldo, nosso camisa 9 conseguiu sair desta Copa sob uma das maiores vaias da história.  Tudo isso foi alertado aqui no Blog. Por mim ou pelos seguidores que sempre postam comentários sob as nossas opiniões.
        Mas hoje não vou dirigir uma crítica pessoal a este ou aquele jogador ou treinador. Vou apenas, no seguimento seguinte, destacar detalhes importantes que marcaram esta trágica derrota para os alemães.

3 comentários:

  1. Escrever qualquer coisa depois de uma derrota por sete gols fica até difícil.
    O Edmundo tem até certa razão no seu desabafo depois do jogo. Concordo com vc no que se refere que a nossa seleção treina pouco e estava cheia de frescuras.
    Mas confesso que hoje a nossa seleção poderia jogar com 12, com 13 até com 15 jogadores que não ganharíamos nunca essa partida disputada hoje.
    A diferença técnica, tática, postura e perfil de jogadores foi muito grande, a Alemanhã foi muito, mas muito superior a nós.
    Foi a derrota mais vergonhosa e humilhante que já sofremos em todos os tempos.
    Essa noite vai ser longa para nós brasileiros!!!

    TATO - 08/07/2014

    ResponderExcluir
  2. Excelente apresentação da Alemanha que na minha opinião é a grande favorita para o titulo do mundial e vai massacrar quem passar para a final amanhã.
    Confesso que arrisquei ganhar o Bolão da empresa sozinho apostando num 2x0 da Alemanha, mas nem o maior pessimista de plantão conseguiria prever uma verdadeira surra da Alemanha sobre o Brasil.
    E ai meu amigo não existe protestos, juízes pró ou contra o que aconteceu foi uma escalação equivocada contra uma equipe superior ao Brasil e um treinador estático aguardando o 2° tempo para mexer e arrumar o time.
    Parabens Alemanha além de uma excelente seleção ainda possui a maior economia da Europa com PIB de 3426 Bilhões de Dolares.

    ResponderExcluir
  3. Explicar o que o inexplicável ??? Disse à Imprensa ,o goleiro Julio Cesar, que apesar dos 7 gols,ao meu ver, não teve culpa em nenhum deles. Provamos que nada somos mais, além de coadjuvantes do grande teatro de espetáculos ,que se chama Futebol.Jamais essa geração , esquecerá dessa tragédia, muito pior que os 2 X 1 contra o Uruguai em 1950.Não aprendemos a lição, continuamos de salto alto,vamos voltar aos tempos das alpargatas,tão confortáveis , e bem representado por um viajante de primeira categoria,que acabou virando um excelente cronista esportivo.
    Hamilton Luiz Nassif-08/07/2014- Um dia apos a tragédia do Mineirão.

    ResponderExcluir