Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

segunda-feira, 30 de junho de 2014

Pogba é melhor do que Drogba


     Certamente, todos os brasileiros que estão acompanhando a Copa do Mundo quando ouvem na televisão o nome do atacante francês Pogba imediatamente ligam seu nome ao de Drogba, também atacante e grande estrela do futebol da Costa do Marfim. Acho que chegou a hora de estabelecer as diferenças entre um e outro, porque Pogba foi decisivo, agora há pouco na vitória de 2 a 0 sobre a Nigéria, resultado que está levando a França para as quartas-de-final da Copa. E Drogba já está fora do campeonato e faz tempo.
       O marfinense Didier Drogba, 1m89,  é conhecido no mundo inteiro e ganha 4 milhões de euros por ano. Mas está com 36 anos e não conseguiu brilhar neste Mundial. Já Paul Pogba é francês mesmo, mas obviamente de descendência africana, pois seus pais vieram da Guiné para Lagne-sur-Mame, cidade onde nasceu Paul, 1m86, que está com apenas 21 anos.
        É chamado por muitos franceses de "Menino de Ouro", pois vem brilhando desde que começou a vestir a camisa nacional. Primeiro no sub-16, passando depois por sub-17, sub-18, sub-19 e sub-20, até se tornar titular da principal Seleção Francesa. Pois hoje, quando o jogo estava duro, aos 34 minutos do segundo tempo, ele fez de cabeça o gol que escancarou a porta da classificação para o seu País.
         Depois desta partida, posso dizer, com absoluta segurança que hoje, o menino Paul Pogba já é melhor do que o lendário Didier Drogba. São os caminhos naturais do futebol.
         O outro gol do jogo desta tarde, em Brasília, foi marcado por Yobo contra. Griezmann cruzou a sua frente, e Yobo acabou se atrapalhando e tocando na bola, "descartando o coringa" e concretizando a eliminação da sua Nigéria, que mais uma vez não conseguiu alcançar as quartas-de-final de uma Copa do Mundo, como sonham seus torcedores.
         Jogo ruim no primeiro tempo. Na verdade, a França só cresceu a partir dos 30 minutos da etapa frinal, através dos talentosos Benzema e Progba, protagonistas da partida. Vale ressaltar o empenho e a liderança de Karim Benzema, que é mesmo o comandante deste time francês. Jogou bem outra vez, embora desta vez não tenha conseguido marcar o seu gol.
          A partida estava terrivelmente difícil, mas os franceses souberam se impor dentro de campo. A França pode representar um grande perigo para os maiores favoritos desta Copa do Mundo. E a Nigéria fez uma ótima campanha. Mas é aquela velha história, quando os times africanos são pressionados, eles quase sempre entregam o ouro.
            As fotos abaixo são da esposa de Blaise Matuidi e do abraço dos franceses no final. 




Nenhum comentário:

Postar um comentário