Certamente, todos os brasileiros que estão acompanhando a Copa do Mundo quando ouvem na televisão o nome do atacante francês Pogba imediatamente ligam seu nome ao de Drogba, também atacante e grande estrela do futebol da Costa do Marfim. Acho que chegou a hora de estabelecer as diferenças entre um e outro, porque Pogba foi decisivo, agora há pouco na vitória de 2 a 0 sobre a Nigéria, resultado que está levando a França para as quartas-de-final da Copa. E Drogba já está fora do campeonato e faz tempo.
O marfinense Didier Drogba, 1m89, é conhecido no mundo inteiro e ganha 4 milhões de euros por ano. Mas está com 36 anos e não conseguiu brilhar neste Mundial. Já Paul Pogba é francês mesmo, mas obviamente de descendência africana, pois seus pais vieram da Guiné para Lagne-sur-Mame, cidade onde nasceu Paul, 1m86, que está com apenas 21 anos.
É chamado por muitos franceses de "Menino de Ouro", pois vem brilhando desde que começou a vestir a camisa nacional. Primeiro no sub-16, passando depois por sub-17, sub-18, sub-19 e sub-20, até se tornar titular da principal Seleção Francesa. Pois hoje, quando o jogo estava duro, aos 34 minutos do segundo tempo, ele fez de cabeça o gol que escancarou a porta da classificação para o seu País.
Depois desta partida, posso dizer, com absoluta segurança que hoje, o menino Paul Pogba já é melhor do que o lendário Didier Drogba. São os caminhos naturais do futebol.
O outro gol do jogo desta tarde, em Brasília, foi marcado por Yobo contra. Griezmann cruzou a sua frente, e Yobo acabou se atrapalhando e tocando na bola, "descartando o coringa" e concretizando a eliminação da sua Nigéria, que mais uma vez não conseguiu alcançar as quartas-de-final de uma Copa do Mundo, como sonham seus torcedores.
Jogo ruim no primeiro tempo. Na verdade, a França só cresceu a partir dos 30 minutos da etapa frinal, através dos talentosos Benzema e Progba, protagonistas da partida. Vale ressaltar o empenho e a liderança de Karim Benzema, que é mesmo o comandante deste time francês. Jogou bem outra vez, embora desta vez não tenha conseguido marcar o seu gol.
A partida estava terrivelmente difícil, mas os franceses souberam se impor dentro de campo. A França pode representar um grande perigo para os maiores favoritos desta Copa do Mundo. E a Nigéria fez uma ótima campanha. Mas é aquela velha história, quando os times africanos são pressionados, eles quase sempre entregam o ouro.
As fotos abaixo são da esposa de Blaise Matuidi e do abraço dos franceses no final.


buceta
ResponderExcluir