Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

quinta-feira, 12 de junho de 2014

Brasil 3 a 1. O japonês era "nosso"



        O Brasil mereceu a vitória sobre a Croácia, agora há pouco na Arena Corinthians.  Jogou melhor, foi mesmo superior.  Mas é preciso reconhecer que se o árbitro japonês Yuichi Nishimura não tivesse "inventado" aquele pênalti, aos 25 minutos do segundo tempo, com o jogo empatado em 1 a 1, talvez os três pontos não viessem.   Os croatas estavam resistindo bem e, um minuto antes do pênalti, por pouco não fizeram 2 a 1. O medo de "desagradar" mais uma vez a torcida brasileira (como aconteceu na África do Sul) acabou derrubando o "japonês", que entrou na "manha" do Fred e marcou o pênalti.
                  Foi um jogo difícil, como já se previa. Só que ninguém esperava que o lateral Marcelo marcasse aquele gol contra (foto acima), logo aos 10 minutos, complicando os planos de Felipão. A Seleção não estava bem e não tinha chutado nem uma bola contra o gol do croata Pletikosa. E continuou assim até os 20', quando Paulinho finalmente chuto e o goleiro pegou. A partir daí, o Brasil então se soltou e começou a jogar melhor.
               Mas o empate veio no momento em que a partida ainda estava muito difícil. Tanto que, aos 25',  Neymar usou o braço contra a zaga croata e levou cartão amarelo. Felipão já estava até fazendo aquelas habituais caretas. Entretanto, aos 29' num esforço de Oscar, a bola acabou sobrando para Neymar, que com sua genialidade chutou uma bola que ninguém chutaria, lá de longe: 1 a 1.
               Neymar continua sendo "o cara", mas no jogo de hoje o melhor do time foi Oscar. E pensar que ainda tinha gente querendo escalar Willian no lugar dele, hein ?
                E a partida continuou difícil no segundo tempo, com os brasileiros criando pouco, certamente porque Luiz Gustavo e Paulinho pouco produziam. Porém, Felipão foi ajeitando aos poucos, com alterações que trouxeram resultados positivo. Até que aos 25 minutos veio o polêmico lance do pênalti. Fred se jogou. O croata Lovren nem tocou nele, mas o japonês "colaborou", apontando para a marca fatal.  Estou apostando que vai aparecer alguém pra dizer que "o PT deve ter ajeitado as coisas para a Seleção ganhar esse jogo".  Eu, particularmente, não acredito neste tipo de coisa. O japonês errou, mas não acredito que ele tenha sido desonesto.
                 Mas para mostrar como a partida foi mesmo difícil, quase que o goleiro da Croácia defendeu a cobrança de Neymar, como vemos na foto. Ele chegou a deter a bola, mas o chute foi forte e ela entrou.   
                Acho que o lance mais justo do jogo veio aos 45m30s, quando Oscar teve o prêmio merecido por sua ótima atuação. A Seleção estava chutando pra cima, quando ele arrancou do meio e tocou de "bico" no cantinho do goleiro, sacramentando os 3 a 1.
                  Também é preciso ressaltar que o público que esteve hoje na Arena Corinthians "limpou a barra" da torcida paulista, que historicamente vaia a Seleção e aumenta o nervosismo. Hoje não, os torcedores empurraram a equipe para uma das mais difíceis vitórias dos últimos tempos. Nota 10 !

Um comentário:

  1. Foi penalti, apenas rigoroso, mas para os ANTI PATRIOTAS, não ficarem chorando demais, deixa por 2x1 mesmo.
    Estamos na higienopolis festando, antis, venham.
    AVANTI

    ResponderExcluir