Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

sexta-feira, 20 de junho de 2014

França livrou a cara da Europa

 
      Depois dos seguidos fracassos de grandes forças europeias, como Espanha, Inglaterra e Portugal, finalmente aparece a França para levantar o astral do Velho Mundo. Foi primorosa a apresentação dos franceses na partida de agora à tarde com a Suiça, lá na Fonte Nova, em Salvador. Uma goleada de 5 a 2, que poderia ter sido muito maior, pois Benzema ainda perdeu um pênalti e teve um gol invalidado porque, absurdamente, o árbitro encerrou o jogo antes da bola entrar. Fora os gols perdidos em grande número. Poderia ter sido oito ou nove.
      Falando sério, os franceses estão jogando um ótimo futebol com sua nova geração. Arranjaram uns negros altos, fortes e habilidosos. O time toca de pé em pé, sempre com passes fortes, rápidos e certos. E, pra completar, o tal do Karim Benzema está jogando cada vez melhor e comandando tudo, dentro de campo. Os franceses são assim mesmo. De vez em quando eles inventam um novo craque que carrega o time e bota a França lá em cima. Foi assim com Platini, com Zidane e agora parece ser a vez de Benzema.
        No jogo de hoje, os chamados gauleses liquidaram tudo ligeirinho. Seguraram nos primeiros 15 minutos e aí começaram a fazer gols: Giroud aos 16', Matuidi aos 18' e Valbuena aos 39 minutos. Neste meio tempo, Benzema ainda cobrou um pênalti que o goleiro suíço Benaglio defendeu. E no rebote, Cabaye chutou a bola na trave. 
         No segundo tempo, Benzema marcou o quarto e Sissoko fez 5 a 0. Era um autêntico massacre. Eu não via a França com tanta fome de gol desde 1958, quando o centroavante era Just Fontaine, que foi o artilheiro daquela Copa, com 9 gols, marca até hoje não  igualada.
           E aí, a Suíça resolveu reagir e fez dois gols: Dzemaili cobrando falta e Xhaka. Mas cabia mais gols neste jogo e, aos 48 minutos, Benzema marcou um golaço. Só que, talvez com pena dos suíços, o árbitro disse que o tempo já estava encerrado e não validou o gol.  Baita sacanagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário