Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

Quem vai à Copa e quem cai


         O assunto principal da semana são as chances de classificação para a Copa Libertadores e as possibilidades de rebaixamento que os clubes correm neste final de Campeonato Brasileiro. Com base nos cálculos feitos pelo matemático Oswald de Souza, esta é a situação real dos envolvidos na disputa:
          Cruzeiro e Grêmio estão garantidos na Copa Libertadores, e o nosso Atlético Paranaense é o clube que tem maiores possibilidades de obter a terceira vaga, com 86%. Na briga por uma possível quarta vaga, as chances do Goiás são de 61%, e o Botafogo aparece com 47%. Entre os demais, apenas o Vitória ainda está vivo, com 6% de chances.
          Na luta para escapar do rebaixamento, a pior situação é do Fluminense, que tem 80% de probabilidades de cair. Mas o Vasco (63%) e o Coritiba (47%) também correm sérios riscos. Os dois que completarão a lista dos rebaixados estão entre estas três equipes.  Entretanto, o Criciuma (9,5%) ainda pode cair, bem como o Internacional (0,5%). Ponte Preta e Náutico já estão matematicamente rebaixados para a Série B.

Nenhum comentário:

Postar um comentário