Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

quinta-feira, 18 de julho de 2013

Xavante festeja a volta ao Gauchão

     

         O futebol da minha cidade natal (Pelotas-RS) está vivendo dias de festa, com a volta do conhecido Brasil de Pelotas à Primeira Divisão Gaúcha. A semana passada foi marcada por muita alegria da torcida Xavante. Começou no domingo anterior, dia 7, quando o Rubro-negro foi a Santo Ângelo e derrotou o time local por 2 a 0, garantindo a vaga para o Gauchão 2014.  No meio da semana, o time atuou em seu reduto, o Estádio Bento Freitas, e goleou o Aimoré de São Leopoldo, por 4 a 0, no primeiro jogo das semifinais. E no último domingo, na segunda partida, jogando fora de casa, empatou sem gols (foto), garantindo presença na decisão da Segundona, contra o São Paulo de Rio Grande.

         Fundado em 1911, o Grêmio Esportivo Brasil estava sofrendo na Segunda Divisão desde 2010. No começo do ano anterior, a delegação xavante sofreu aquele acidente noticiado nacionalmente, quando o ônibus capotou no retorno, após um amistoso na localidade de Vale do Sol. Morreu o maior ídolo do clube, o uruguaio Claudio Millar, que marcou 111 gols com a camisa rubro-negra, um deles horas antes do acidente. Faleceu também o preparador de goleiros Giovani Guimarães e vinte pessoas ficaram feridas. O Brasil perdeu praticamente o time inteiro, mas fez questão de disputar o Gauchão de 2009 e acabou sendo rebaixado. Desde então passou quatro anos na Segundona, conseguindo agora retornar a elite.
         O retorno do Brasil significa que voltaremos a ter no próximo a realização do maior clássico do interior do Rio Grande do Sul, o Bra-Pel. Torço pelo Esporte Clube Pelotas, mas vejo com muita alegria o retorno do tradicional Xavante, que tem a maior torcida do interior gaúcho.
         Brasil e São Paulo já estão com o acesso garantido. Aimoré e Riograndense de Santa Maria brigam agora pela terceira vaga. No Gauchão desta temporada, foram rebaixados o FC Santa Cruz, o Cerâmica AC (de Gravataí) e o Canoas SC.
         Mas a Segundona de 2013 também trouxe uma surpresa para o futebol de Pelotas, porque o Grêmio Atlético Farroupilha, terceiro clube da cidade, caiu para a Terceira Divisão.

  

Nenhum comentário:

Postar um comentário