Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

quarta-feira, 20 de março de 2013

Perdemos um de nossos melhores cantores

               Levei um enorme susto, hoje cedo, quando fiquei sabendo da morte do cantor Emílio Santiago, indiscutívelmente um dos maiores nomes da música brasileira. Eu sabia que ele estava internado, em função de um AVC isquêmico, sofrido no dia 7 de março. Mas contava plenamente com a sua recuperação. Com 66 anos, ele ainda tinha muito pra dar a todos nós. Acho que grande parte do Brasil está chorando a sua morte.
                                          
         
             Conheci o Emílio Santiago cantando no programa de calouros que era comandado por Flávio Cavalcanti, por volta de 1975. Era um advogado tentando ser cantor. Saiu do programa para a definitiva fama. O reconhecimento dos brasileiros foi praticamente total. Sua voz, que chegou a ser comparada a de Johnny Mathis, pelo crítico norte-americano Stephen Holden, do New York Times. Fez sucesso em vários países do mundo.
               Em 1982, Emílio Santiago venceu o Festival MPB Shell, da TV Globo, cantando "Pelo Amor de Deus". E em 1985 foi escolhido como melhor cantor do festival dos Festivais, também na Globo.
             Tenho 15 discos de vinil de Emílio, que lançou mais de 25 albuns e 4 DVDs. Sua série "Aquarela Brasileira" é fantástica e vendeu 4 milhões de cópias. Ultimamente ele estava cantando Bossa Nova, com grande sucesso, e em 2013 ganhou o Grammy Latino de Melhor Álbum de Samba/Pagode, por seu último trabalho, "Só Danço Samba", gravado ao vivo.  
           Emilio Vitalino Santiago nasceu em 6 de dezembro de 1946 e era carioca. Ele morreu às 6h30m de hoje, no Centro de Terapia Intensiva do Hospital Samartano, no bairro de Botafogo, Rio de Janeiro. Seu corpo está sendo velado na Câmara de Vereadores do Rio  e o sepultamento está marcado para amanhã às 11 horas.
            Não há como não ficar triste, com a morte de Emílio.  Que Deus o tenha !

Um comentário:



  1. Sempre fui fã de carteirinha,,de Emílio Santiago
    senti um grande dor, com sua perda prematura. Perde
    nossa pátria, um dos seus melhores interpretes.!!!

    H- 20/03/2013 Hamilton Nassif.

    ResponderExcluir