Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Na minha terra, um menino ganhou a eleição

          O amigo e seguidor Hamilton Nassif me perguntava ontem à noite sobre o resultado da eleição para prefeito de Pelotas, a minha terra natal. Disse a ele que o jovem Eduardo Leite (PSDB) havia vencido o pleito, inclusive com o apoio do nosso senador Alvaro Dias, que esteve por lá, participando da campanha. Até porque, Pelotas foi a única cidade gaúcha que teve segundo turno, o que centralizou as atenções de muita gente, mesmo de fora do Rio Grande do Sul.
         Hoje trago detalhes da incrível história deste menino, que aos 27 anos se tornou o mais jovem prefeito de uma cidade que acaba de completar 200 anos. E mais: para  o cargo de vice foi eleita, também, pela primeira vez na cidade, uma mulher, a professora de ensino superior Paula Schild Mascarenhas (PPS), de 42 anos. Os dois(foto) nasceram em Pelotas mesmo.  E ontem derrotaram Fernando Marroni, do PT, que já havia sido prefeito da cidade e, no início da campanha, era considerado favorito.
           Eduardo conseguiu 110.823 votos (57,15%), enquanto Marroni ficou nos 83.079 votos (42,85%).  Quem deixará o cargo é Fetter Junior (PP), de quem o novo prefeito foi chefe de gabinete.  Fetter Junior fez uma boa administração.

          
           A história de Eduardo tem mesmo lances curiosíssimos. Dos 14 aos 19 anos, estudou saxofone e até tocava razoavelmente bem.  Mas, um certo dia,  ouviu seu pai dizer: "Quando bem tocado, o saxofone é um instrumento muito bonito."  Perfeccionista, Eduardo considerou o comentário como uma crítica. E nunca mais tocou saxofone, trocando o instrumento por um modesto pandeiro, com o qual se diverte até hoje nas rodas de sambas com os amigos.
             Aos 19 anos mesmo, Eduardo Figueiredo Cavalheiro Leite foi eleito vereador, destacando-se logo na função. E agora chega a prefeito através da coligação "Pelotas de Cara Nova", que agrupou nove partidos: PSDB, PPS, PR, PDT, PP, PRB, PSC, PSD E PTB.
              Mais dois detalhes curiosos da vida do novo prefeito. Seu pai, José Luiz Marasco, Cavalheiro Leite, foi candidato a prefeito em 1988, mas não foi eleito para o cargo que o filho perfeccionista alcança agora. E a primeira namorada de Eduardo foi Camila, que é filha de Fernando Marroni, por ele derrotado na eleição de ontem.
                Em meio a alegria da vitória, uma notícia triste: o tesoureiro da campanha vencedora, Paulo Roberto Martins, morreu na madrugada que antecedeu a eleição. Ele ainda participou da carreata realizada sábado à noite, mas depois sofreu uma parada cardíaca, vindo a falecer.
de Edu

Um comentário:


  1. Caro Flávio, obrigado pelos curiosos fatos,de sua cidade natal. O Senador Alvaro Dias, me confidenciou, que achou Pelotas uma bela cidade, de um povo hospitaleiro e cordial!.Meus parabéns,gaúcho velho, como é gostoso ouvir fatos passados em nossa cidade.
    Hamilton Nassif=30/10/2012

    ResponderExcluir