Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

sexta-feira, 17 de agosto de 2012

Justiça Russa mete "punkeiras" na cadeia

     A música está em guerra, lá pros lados da Rússia. É que a Justiça Russa declarou hoje que três jovens integrantes do grupo punk "Pussy Riot" são culpadas de vandalismo, por realizar em uma igreja de Moscou uma "oração"  contra o presidente Vladimir Putin. O julgamento gerou um movimento de apoio à banda em todo o mundo. Mas Nadejda Tolokonnikova, de 22 anos, Yekaterina Samutsevitch (30) e Maria Alejina (24) foram condenadas a dois anos de prisão.


        A juiza Marina Syrova acatou quase todos os argumentos da promotoria, que havia pedido três anos de prisão, por terem cantado no dia 21 de fevereiro, com o rosto coberto, portando guitarras e um equipamento de som, uma "oração punk" na Catedral do Cristo Salvador em Moscou, na qual pediam que a Virgem "livrasse os russos de Putin no Poder".
       O caso dividiu profundamente a sociedade russa, incluindo-se a Igreja. Um grande dispositivo de segurança foi montado nos arredores do tribunal. Houve muito barulho, porque haviam partidários e opositores das jovens que estavam sendo julgadas. Elas ouviram tranquilamente a sentença, sem demonstrar qualquer arrependimento.
        Chegaram manifestações de solidariedade às jovens de pessoas famosas de todo mundo, especialmente as ligadas à música. Paul  McCartney, Madonna, Sting e Yoko Ono mandaram mensagens.
        Madonna foi inclusive atacada pelo vice-primeiro-ministro russo, Dmitri Rogozin, que usou seu Twitter para chamar a cantora de "puta velha".  Disse ele que "com a idade, toda a puta velha tende a dar lições  de moral a todo o mundo."

                                 

                  É assim caracterizado que o grupo Pussy Riot faz as suas apresentações. Elas usam máscaras coloridas



Nenhum comentário:

Postar um comentário