Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

terça-feira, 23 de outubro de 2012

Maior torcida do País está num time da Série D

          
    Um estudo produzido pela Pluri Consultoria, mostra que o Brasil tem apenas três clubes entre os 100 que registram maiores médias de público em todo o mundo.  E o clube brasileiro melhor colocado na lista é o Santa Cruz , de Recife, que  aparece em 39º lugar com 36,9 mil pessoas por jogo. Os outros dois são o Corinthians (65º com 29,4 mil) e o Bahia (em 100º, com 22,7 mil).
     O Santa Cruz é o único clube do mundo que figura no ranking e não disputa pelo menos a Segunda Divisão, já que participou da Série D, quarta Divisão Nacional.  Entre os outros relacionados estão cinco clubes da 2ªDivisão Inglesa, quatro da 2ªDivisão Alemã e um da Segundona Espanhola. Os outros todos são clubes de Primeira Divisão.

                                                 A torcida do Santa é a mais fiel do Brasil
         O bicampeão alemão Borussia Dortmund é o lider do ranking, com 80,6 mil pessoas por jogo e quase 100% de ocupação do seu estádio. Os outros que completam o TOP 10, pela ordem, são Manchester United, Barcelona, Real Madri, Bayern de Munique, Schalke 04, Arsenal, Stuttgart, América do México e o Herta Berlim.
         O São Paulo é o 112º, o Flamengo o 135º, o Internacional o 143º, o Coritiba o 147º, o Vasco o 172º e o Grêmio é o 184º  colocado do ranking.
         A Pluri Consultoria é uma empresa sediada em Curitiba, que trabalha com Pesquisas, Análises, Cenários e Tendências.  Seus clientes, muitos de outros países, buscam resultados nas áreas de economia, gestão e marketing.

Nenhum comentário:

Postar um comentário