Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

terça-feira, 17 de abril de 2012

Acabar com Série D é a maior burrice

           Algumas pessoas conseguem enganar a gente. Acompanho a vida do futebol gaúcho e sempre acreditei que o presidente da Federação de lá, Francisco Noveletto, fosse um dirigente de visão, diferente daqueles que geralmente passam pelas federações e fazem tudo errado. Tenho visto muita coisa interessante realizada por Noveletto nos últimos anos.
          Agora, caio do cavalo ao saber que ele é um dos líderes deste movimento para acabar com a Série D ou 4ª Divisão do Campeonato Brasileiro. Ele alega que os clubes não possuem condições financeiras para participar de uma competição assim. E diz que as 27 federações desejam a extinção da Série D, no que eu não acredito. Noveletto cita exemplos inverídicos, como ao dizer que o Brasil de Pelotas disputou a Série D e no ano seguinte caiu para a Segunda Divisão Estadual. É mentira. O Brasil disputou a Série C (e não a D) e isso não teve nada a ver com a sua queda para a Segundona Gaúcha. O clube caiu porque perdeu seu time num trágico acidente com o ônibus que levava a delegação. Jogadores morreram, outros ficaram sem condições de jogar e o Brasil ficou em último no Gauchão, sendo rebaixado. Não tem nada a ver com Série D.
           Não acredito que a CBF aceite esta idéia. Acabar com a Série D é um retrocesso, uma burrice sem tamanho. Ela é o único caminho que poderá levar um clube emergente ao convívio dos grandes do futebol nacional. Se a Série D acabar, como é que fica a Série C. Caem quatro equipes e quem sobe ?
           E há um outro aspecto: ninguém é obrigado a disputar a Série D. Disputa quem quizer. Saiam por aí consultando clubes como o Londrina, o Arapongas e outros do mesmo nível, para ver se eles queram extinguir a Quarta Divisão Nacional ?
           Eu só gostaria de saber o que é que Noveletto e outros presidentes de federações estão pretendendo ganhar com esta jogada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário