Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

Uma nova Guerra das Malvinas ?

         Já se passaram 30 anos, mas eu me lembro bem da Guerra das Malvinas, que ocorreu em 1982. Torci para a Argentina derrotar a Inglaterra, como se fosse um jogo de futebol. Mas o "time" inglês era muito mais forte e rapidamente ganhou aquele jogo. Os argentinos nunca engoliram aquela derrota. E eu também não, talvez porque a arrogância dos ingleses sempre me incomodou.
          Pois  o que se comenta agora é que poderemos ter uma revanche. Os britânicos mandaram um navio de guerra para exercícios na zona das Malvinas, que os ingleses chamam de Ilhas Falkland . O HMS Dautless (foto) é um destroier moderno, que pode inclusive levar helicópteros militares, bem como mísseis antiaéreos de alta tecnologia. Os Argentinos foram a ONU protestar. O clima está esquentando.

           Na verdade, a Argentina desta vez poderá ter o auxilio de outros países sul-americanos, como o Brasil, Paraguai e Uruguai. É que estes países integrantes do Mercosul, também bloquearam a entrada de navios com bandeiras das ilhas do Atlântico Sul em seus portos. Penso eu com inteira justiça, já que as ilhas são colônias inglesas e não tem nada a ver com o Mercosul.
            Não acho que brasileiros, paraguaios e uruguaios estariam dispostos a lutar para defender a Argentina, em caso de uma nova guerra. Mas acho sim que eles poderão pressionar junto a ONU, para evitar a militarização do Atlântico Sul pelos ingleses. E devem fazê-lo. Os britânicos que vão fazer exercícios lá na sua região e nos deixem em paz aqui no modesto "Terceiro Mundo".

Um comentário:

  1. está na hora de todos pais da america latina se ajuntar e tira esses ingleses safado dai porque isso já passou dos limite.ninguei fazer nada vai chegar com mais saldados e armas de guerra.como a inglaterra estão ficando sem recursos como o pretroleo e também água donce agora quer tomar do outro pais.o brasil também tem tomar cuidado como esta extraido oleo no pré sal isso grece olho de outros pais como da inglaterra. argentina fica negiciando os ingleses ficam fazendo Estratégica de guerra por trais para ta la.se a precidente da argentina não tomar decisão vai fica mais deficil de toma quela ilha.
    o brasil tem que da poia para agentina presidente dilma isso já passou dos limte os ingleses não vão sair na quela ilha com eles não tem comversas eles ja veio para dominar ali..

    ResponderExcluir