Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

Legendas em filmes nacionais

             A Procuradoria Regional dos Direitos do Cidadão em São Paulo protocolou uma ação civil pública, visando regulamentar a obrigatoriedade de legendas em filmes nacionais que tenham patrocínio público. A medida visa beneficiar mais de 5 milhões de brasileiros que sofrem com algum tipo de deficiência auditiva.
            Acertadíssima a iniciativa do MPF que, na verdade, vem lutando desde 2004 para garantir a inclusão de legendas em língua portuguesa nos filmes nacionais. Sabemos que a maior parte  das pessoas perdem parte  de sua capacidade auditiva com o passar dos anos. Eu, particularmente, já encontro dificuldades quando o som não é da melhor qualidade. Perco palavras do padre, em algumas missas, ou em textos lidos sem plena clareza, na televisão. Imagino então como não sofrem as pessoas que já estão com o problema de audição agravado.
             O Ministério da Cultura e a Ancine (Agência Nacional do Cinema) têm que agilizar a sua movimentação para que os deficientes auditivos possam realmente curtir nosso cinema.

Nenhum comentário:

Postar um comentário