Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

quinta-feira, 13 de outubro de 2011

O goleiro que mais gols levou

         O gremista Silmar me telefonou reclamando, porque escrevi aqui que "o goleiro Victor adora levar um gol." Perguntei logo a idade dele, e Silmar respondeu: 29 anos e há 11 torço pelo Grêmio."   Entendi logo o motivo de sua indignação. Ele não conheceu os grandes goleiros que defenderam o Grêmio Foot-ball Portoalegrense.
         Acompanho o Grêmio desde o começo dos anos 50. Um pouco antes até. Em 49 morei em Porto Alegre, na Azenha, bem pertinho do local onde cinco anos depois o Tricolor inaugurou o Estádio Olímpico. E me acostumei a ver sempre grandes goleiros defendendo o Grêmio.
         Pra começar, o "Atleta Símbolo" do Grêmio era goleiro: Eurico Lara. Eu não tinha nascido, mas o que ouvi sobre Lara nunca me saiu da cabeça. E há uma estátua dele, no Olímpico. Mas, já no meu tempo, vi outros goleiros fantásticos, como Sergio Moacir Torres, o argentino Germinaro, Suli, Henrique, Alberto, Irno, Arlindo, Emerson Leão, Mazzaropi e vários outros.
        Porém, o que me parece mais importante e que você pode checar lendo a história do Grêmio, é que Victor, apesar da boa fase vivida em 2008 e da chegada à Seleção Brasileira, é o goleiro gremista que tem a média mais alta de gols sofridos nos últimos 20 anos, pelo menos. Parece que ele "atrai" a bola para o seu gol. É o chamado "chama gol".  De dois anos para cá, sua performance é muito ruim. Já passou da hora de entregar a camisa 1 do Grêmio para  outro goleiro, meu caro Silmar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário