Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

terça-feira, 22 de maio de 2018

 Morre Alberto Dines,
um grande jornalista !




                     Fundador do Observatório da Imprensa, o jornalista Alberto Dines, morreu hoje às 7h15m em São Paulo, aos 86 anos. Criado na década de 1990, o Observatório é uma iniciativa que analisa a atuação da imprensa.

               Dines morreu no Hospital Albert Einstein, no Morumbi, Zona Sul da capital paulista, segundo nota do Observatório da Imprensa. Por decisão da família, o hospital não pode informar as causas da morte.
            "É com profunda tristeza que a equipe do Observatório da Imprensa comunica o falecimento de seu fundador, Alberto Dines (1932-2018), na manhã de hoje no hospital Albert Einstein, em São Paulo. Estamos preparando uma edição especial sobre o legado do Mestre Dines a ser publicada em breve" - diz a  nota.

                Alberto Dines iniciou sua carreira no jornalismo em 1952 na revista "A Cena Muda" e, no ano seguinte, mudou-se para a revista "Visão" para cobrir assuntos ligados à vida artística, como teatro e cinema. Logo depois, passou a fazer reportagens sobre política.

            Trabalhou na a revista "Manchete",  no jornal "Última Hora", na"Tribuna da Imprensa" e dirigiu o jornal "Diário da Noite", dos "Diários Associados", de Assis Chateaubriand. 

Já em 1962 tornou-se editor-chefe do "Jornal do Brasil", no qual ficou por 12 anos. coordenando uma grande reforma gráfica.
            
 Na promulgação do Ato Institucional Nº 5 (AI-5), em 13 de dezembro de 1968, durante a Ditadura Militar, coordenou a edição da primeira página que usou termos da previsão do tempo para narrar o momento político – “Tempo negro. Temperatura sufocante. O ar está irrespirável. O país está sendo varrido por fortes ventos...” – como parte de uma estratégia para denunciar a censura imposta à redação a partir de então.

Nenhum comentário:

Postar um comentário