Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

terça-feira, 19 de dezembro de 2017

O que podemos esperar do verão, 
   que começa nesta quinta-feira


                      verão começa oficialmente no dia 21 de dezembro (depois de amanhã), às 14h28m, e vai até 13h15m do dia 20 de março, pelo horário de Brasília. A data e a hora do início e fim das estações do ano são determinadas por cálculos dos astrônomos e não dos meteorologistas. Astronomicamente o Hemisfério Sul passa pelo solstício de verão às 14h28m do dia 21 de dezembro, enquanto o Hemisfério Norte passa pelo solstício de inverno.

                       Climatologicamente as características do verão começaram a ser sentidas no Brasil desde a virada de novembro para dezembro. A organização do corredor de umidade do Norte para as Regiões Centro-Oeste e Sudeste, o estabelecimento da circulação da Alta da Bolívia e a formação da ZCAS - Zona de Convergência do Atlântico Sul - fizeram com que a chuva voltasse a cair forte e volumosa sobre estas Regiões e também sobre parte do Nordeste.


A expectativa sobre o comportamento da chuva e da temperatura é maior em relação ao verão do que nas outras estações. É a chuva do verão que vai garantir o abastecimento de água para o consumo, para a produção agrícola, industrial e de energia hidrelétrica. O calor e o sol do verão movimentam diversos setores da economia.
               

Alguns destaques para o verão 2017/2018


  • - A maior parte da chuva no Sudeste e no Centro-Oeste ocorrerá principalmente na primeira metade do verão. Risco elevado para enchentes
  • - Excesso de calor deve ser destaque em fevereiro
  • - O Sul do Brasil, em média, deve ter chuva abaixo da média, mas não será completamente seco
  • - Região Norte terá muita chuva neste verão
  • - Nordeste terá muito calor e pouco chuva, mas áreas produtoras terão chuva suficiente
  • - Grande pressão para pragas e doenças na agricultura
  • - Provavelmente teremos uma temporada de muitos mosquitos

Nenhum comentário:

Postar um comentário