Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

segunda-feira, 9 de outubro de 2017


O absurdo publicitário 
                   da marca Dove !


                 Anúncio a gel de banho começava com uma mulher negra, que se transformava em branca. Marca retirou publicidade das redes sociais nos Estados Unidos.

                                 


                                      Ups, Dove did it again… O anúncio tem três escassos segundos mas as primeiras imagens foram suficientes para envolver a marca Dove numa nova polêmica com acusações racistas à mistura. Na publicidade concebida para as redes sociais, uma mulher de pele negra despe uma t-shirt castanha e no seu lugar aparece outra mulher, de t-shirt e pele claras. Que, por sua vez, dá origem, a uma terceira mulher, desta vez com traços asiáticos.
As críticas de que a marca de cosmética, em especial de produtos de banho, estaria a querer passar a imagem de que com o seu gel de banho as mulheres ficam com um ar mais branco e lavado não se fizeram esperar e a publicidade passou a ser acusada de potenciar o racismo.
PÚBLICO -
Foto
Já em 2011, a marca fora acusada de discriminação racial com outra publicidade em que usava três mulheres, uma delas de pele mais escura. Na altura, promovia um gel de banho que prometia uma "pele mais bela em apenas uma semana". O problema é que por cima da mulher de cor de pele mais escura aparecia a palavra "before" e da mais clara a palavra "after".

Nenhum comentário:

Postar um comentário