Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

quinta-feira, 20 de julho de 2017

Grêmio ganha mais um jogo,
mas perde seu maior torcedor !





                          Foi uma noite de vitória e de derrota para o Grêmio, que venceu o Vitória, lá na Bahia por 3 a l e se aproximou mais do lider Corinthians, que só empatou sem gols com o Avaí, em Florianópolis. Agora, a diferença entre corintianos e gremistas é de apenas 6 pontos.


                           Mas  enquanto o Grêmio ganhava em Salvador, o seu torcedor símbolo Paulo Sant'Ana dava adeus à vida, no Hospital Moinhos de Vento, em Porto Alegre. No boletim médico assinado pelo médico intensivista Luis Antonio Nasi , a causa da morte e a lembrança do homem: Comunicamos o falecimento do paciente Francisco Paulo Sant’Ana, ocorrido às 22h10m desta quarta-feira (19). Ele deu entrada no hospital pela manhã, já em situação bastante debilitada, com quadro clínico de insuficiência respiratória e infecção generalizada. Após 12 horas hospitalizado na UTI, o paciente veio a óbito. Talentoso e inquieto, o jornalista Paulo Sant’Ana viveu com intensidade e conquistou o respeito de gremistas e colorados em todo o Rio Grande. Cronista da vida cotidiana, escreveu marcantes páginas da história do jornalismo gaúcho.”




                    Nos últimos tempos, Sant`Anna, vivia em uma clínica geriátrica na Zona Sul de Porto Alegre, de onde foi transferido na manhã desta quarta-feira para o Hospital. Formado em Direito, foi inspetor e delegado de polícia, além de vereador do município de Porto Alegre, pela ARENA. Sant’Ana foi homenageado pela escola de samba Acadêmicos da Orgia, em 1993, com o enredo: O Menestrel da Cultura Popular, Francisco Paulo Sant’Ana. Costumava comentar ao vivo em transmissões de jogos importantes do Grêmio, como nas finais da Copa Libertadores da América de 1995 e 2007, na Rádio Gaúcha.
Sant’Ana foi colunista diário do jornal Zero Hora entre 1971 e 2014, além de comentarista da RBS TV e da Rádio Gaúcha, onde participava do programa de debates Sala de Redação. Foi o integrante com mais longa trajetória do programa Jornal do Almoço. A partir de dezembro de 2014, passou a escrever uma coluna semanal aos domingos na Zero Hora. O cronista considerava-se viciado em cigarro e foi diagnosticado com um câncer de rinofaringe em função do uso do tabaco.
                  Até o Internacional, maior rival do Grêmio, ficou triste com a morte de Sant'Ana  Em seu site oficial, o Inter lamentou a morte do rival gremista:  "O Sport Club Internacional manifesta pesar pelo falecimento do jornalista Paulo Sant’Ana, aos 78 anos, ocorrido nesta quarta-feira (19/7), em Porto Alegre. Figura marcante da crônica gaúcha, sempre demonstrou respeito ao Clube do Povo, alimentando uma rivalidade saudável no futebol do Rio Grande do Sul. Seus textos e comentários perspicazes, a sua personalidade forte e o humor inteligente farão falta na imprensa. O Internacional se solidariza com a família e os admiradores de Paulo Sant’Ana.


         O velório se iniciou para familiares e amigos, às 8h30 da manhã de hoje, na Arena do Grêmio. A partir das 11 horas será aberto aos fãs. O enterro acontece daqui a pouco, às 17 horas, no Cemitério João XXIII .
                 Um dos maiores gremistas da história, Paulo Sant'Ana será sepultado de frente para o Estádio Olímpico, antiga casa do seu time de coração. O jazigo de número 216213 fica localizado no sexto e último andar do cemitério João XXIII, virado exatamente para o estádio – hoje, esperando pela demolição. E' o que se vê na foto abaixo.            

                 Durante toda sua carreira, Sant'Ana jamais escondeu seu amor pelo Grêmio. Em nota divulgada após a morte do jornalista, o clube lamentou o "falecimento do cronista esportivo e gremista ilustre", considerado "um dos torcedores mais fervorosos do Grêmio, que esteve presente em momentos históricos do clube, como na conquista do primeiro título da Copa Libertadores da América e do Mundial, em 1983".


Nenhum comentário:

Postar um comentário