Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

quinta-feira, 20 de julho de 2017


    Cultura tem novo ministro !



                  O Palácio do Planalto informou nesta quinta-feira  que o jornalista Sérgio Sá Leitão será o novo ministro da Cultura. Ele foi convidado pelo presidente Michel Temer e aceitou.  

          Leitão vinha atuando como diretor da Agência Nacional do Cinema (Ancine) e já foi chefe de gabinete do Ministério da Cultura durante a gestão de Gilberto Gil. Leitão também foi secretário municipal de Cultura do Rio de Janeiro. Segundo o Planalto, ainda não foi definida a data da posse do novo ministro.

    
          Ele vai ocupar a cadeira que estava vaga desde 18 de maio, quando o então ministro Roberto Freire, presidente nacional do PPS, pediu demissão após a divulgação da delação dos donos e executivos do grupo J&F. Com base na delação de Joesley Batista, um dos dos donos, a Procuradoria Geral da República denunciou o presidente Michel Temer por corrupção.
        

           Sem Freire, a pasta foi comandada interinamente por João Batista de Andrade até o mês passado. Ele também pediu demissão.
         
    Desde o início do governo Temer, em maio de 2016, a Cultura deixou de ser ministério, recuperou o status e vive um troca-troca de ministros.        

       O primeiro titular da pasta foi Marcelo Calero, que deixou o cargo em novembro, alegando ter sido pressionado pelo ex-ministro Geddel Vieira Lima a liberar um empreendimento imobiliário na Bahia.    

    
            O Ministério da Cultura era cobiçado por políticos, dentro das negociações em busca de votos no plenário da Câmara para engavetar a denúncia por corrupção passiva contra Temer.         A deputada Cristiane Brasil (PTB-RJ), filha do ex-deputado Roberto Jefferson, esteve entre os cotados para assumir a pasta, assim como o deputado André Amaral (PMDB-PB).  Na escolha por Leitão, Temer acabou optando por um ministro de perfil técnico para a Cultura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário