Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

quarta-feira, 18 de outubro de 2017

Imaginem Curitiba com calor de 30°




                          A nossa quarta-feira está sendo de temperaturas em alta, inclusive em Curitiba. Porém, não é o sol que está trazendo o maior calor ao estado, e sim uma corrente de ar vinda do interior do continente, que traz umidade e ar quente ao estado. Assim, a máxima que na terça-feira chegou à casa dos 24ºC na Capital, hoje está saltando para perto da casa dos 30ºC. A mínima, hoje cedinho, chegou a 14ºC.
                Mesmo com as temperaturas em alta, o tempo permanece carregado. A nebulosidade será predominante durante todo o dia, graças à umidade. Além da corrente vinda do centro das Américas, uma frente fria se forma entre o Uruguai e a Argentina, e deve chegar ao Paraná já na tarde desta quarta-feira. E, com o choque da frente fria com o fluxo de ar quente do continente, as condições de tempestades aparecem novamente.
             É possível, segundo o meteorologista do Simepar Fernando Mendes, que volte a chover forte, com raios e granizo, a partir de amanhã, em várias partes do Estado. “Vai ter algumas áreas de chuva forte, principalmente na região Centro Sul.  E na área de Curitiba também deve chover" - comentou Mendes. 
              Para Mendes, a chance maior de mudança brusca no tempo é no interior, principalmente nas áreas mais próximas à fronteira com a Argentina e com Santa Catarina. Nessas áreas, a frente fria chega primeiro, e já causa uma mudança nas condições, trazendo a chuva. Ainda assim, os termômetros não devem baixar, já que o ar quente vindo do continente faz a atmosfera se permanecer aquecida.
          A previsão de mínima fica para as regiões Sudoeste e Sul, onde faz 18ºC em Francisco Beltrão e 12ºC, em União da Vitória. A máxima nas regiões bate na casa dos 30ºC, podendo ultrapassar esta marca nas cidades mais à oeste.
              No Norte, expectativa de temperaturas em alta. A região sofre menos com a umidade da frente fria e da corrente vindas do oeste, e o céu deve permanecer aberto em toda esta quarta-feira. Com isso, os termômetros sobem facilmente também acima dos 30ºC, com destaque para a região de Paranavaí, que pode marcar 34ºC.
                   Aqui em Londrina, já estamos agora (às 10h30m) próximos dos 28 graus. Porém, amanhã deveremos ter uma chuvinha (uns 5mm) em forma de pancadas, à tarde e à noite. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário