Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

sábado, 5 de agosto de 2017

Venezuela suspensa do Mercosul !




                     A Venezuela foi suspensa do Mercosul neste sábado por "ruptura da ordem democrática". A decisão ocorreu em uma reunião de chanceleres na prefeitura de São Paulo, já que, atualmente, o Brasil ocupa a presidência temporária do bloco. 
A decisão foi tomada pelos chanceleres da Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai, fundadores do Mercosul, de forma unânime. "A suspensão da Venezuela foi aplicada em função das ações do governo de Nicolás Maduro e é um chamado imediato para o início de um processo de transição política e restauração da ordem democrática", declara o comunicado assinado pelos ministros após a reunião.
                       A reunião teve como base o Protocolo de Ushuaia, compromisso assinado em 1998 que inclui uma cláusula democrática que pode levar à suspensão política do país no bloco. Na sexta-feira, o ministro das Relações Exteriores, Aloysio Nunes, publicou em sua conta no Twitter que iria pedir a suspensão, afirmando que "é intolerável que nós tenhamos no continente sul-americano uma ditadura", completou.
                       Desde abril, a Venezuela vive uma onda de manifestações a favor e contra o governo, muitas delas violentas e que já deixaram cerca de 100 mortos e mais de mil feridos. Além disso, o governo Maduro deu posse nesta sexta-feira a uma nova Assembleia Nacional Constituinte, que a oposição não aceita. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário