Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

quinta-feira, 3 de agosto de 2017

GRAND PRIX DE VÔLEI FEMININO
Brasil venceu a Holanda, mas  
  ainda não está classificado ! 



               Depois da derrota na estréia, contra a China, a Seleção Brasileira feminina de vôlei precisava de uma vitória hoje, contra a Holanda para continuar viva no Grand Prix 2017. Em uma partida de muitos erros e desconcentração, a equipe de José Roberto Guimarães, que estava perdendo por 2 sets a 1, virou e fechou o jogo por 3 sets a 2, com parciais de 25/27, 25/23, 22/25, 25/22 e 15/11.

               No set inicial, o Brasil começou bem e chegou ao primeiro tempo técnico com três pontos de vantagem (8/5), mas logo deixou a seleção holandesa encostar no placar. A partir daí, o set foi ponto a ponto, nenhuma das equipes conseguia abrir alguma vantagem. As brasileiras chegaram ao set point (24/23), mas as holandesas empataram e acabaram levando a melhor, fechando com a parcial de 25/27.

              O segundo set foi equilibrado desde o início. A equipe verde e amarela parecia muito nervosa e com isso a quantidade de erros só aumentava. Para a sorte das brasileiras, a equipe rival também passou a errar bastante, deixando o set bem parelho. Em um erro de saque das holandesas, a parcial foi fechada em 25/23. O jogo estava empatado.

               Para somar três pontos na tabela, o Brasil não poderia deixar a Holanda ganhar o terceiro set, mas não foi isso que aconteceu. A equipe europeia começou a parcial  mais concentrada e logo de cara abriu larga vantagem (5x1).  O técnico Zé Roberto se viu obrigado a parar o jogo bem no início do set, mas a estratégia não fez muito efeito, uma vez que o passe do time brasileiro não encaixava e comprometia a virada de bola. Isso facilitou a missão da Holanda em abrir ainda mais vantagem no placar, chegando à segunda parada técnica vencendo por 16/11. Dominando a parcial, as holandesas fecharam tranquilamente, fazendo 22/25.

                 O quarto set seria a parcial mais importante da competição para a equipe de Zé Roberto Guimarães, pois, em caso de derrota, estaria eliminada da competição. A entrada de Bia foi fundamental para o crescimento brasileiro na parcial: a central reforçou o bloqueio e ainda foi muito eficiente no ataque. Com a ajuda de Bia, o Brasil conseguiu ajustar o bloqueio em Plak, principal pontuadora da Holanda. Apesar do set complicado, a equipe brasileira foi melhor em quadra e conseguiu fechar em 25/22, levando o jogo para o set desempate.

                    O tiebreak foi, sem dúvida, o set mais tenso da partida. As meninas do Brasil entraram bem mais concentradas em comparação ao restante do confronto e logo abriram 5 a 1 no placar. As holandesas chegaram a esboçar uma reação, mas a defesa brasileira funcionou bem e deu bastante volume de jogo. O último set do jogo terminou 15/11 para o Brasil, fechando a partida em 3 sets a 2.

                  Com esse resultado o Brasil somou dois pontos na tabela. Para se classificar para a próxima fase do Grand Prix, a equipe espera por uma vitória da China sobre a Holanda. O jogo será nesta sexta-feira, às 8h30m. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário