Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

sexta-feira, 2 de junho de 2017

Substituto de Bernardinho estreia 
com derrota na Seleção Brasileira 

    


               No banco de reservas, Renan Dal Zotto caminhava sem parar, de um lado para o outro. Foram dias de ansiedade até a estreia do técnico na Seleção Brasileira de vôlei, nesta sexta-feira, em Pesaro, na Itália. A pressão era grande para substituir Bernardinho, e o desafio não era dos mais fáceis, afinal a Polônia é a atual campeã mundial. O treinador tinha sob seu comando os atuais campeões olímpicos, mas não foi o suficiente para conseguir a vitória. Em um jogo duro, o Brasil foi superado no tie-break no primeiro jogo da Liga Mundial 2017 - parciais de 25/20, 20/25, 19/25, 25/22 e 15/8.

              Depois de 16 anos, foi no mínimo estranho não ver Bernardinho à beira da quadra brasileira. Mas não houve sentimento de vazio. Renan preencheu bem o espaço, mostrou um estilo muito mais comedido. Diante dos erros brasileiros, no máximo uns saltinhos discretos e umas caretas deixavam clara a insatisfação do técnico. O Brasil de Renan teve altos e baixos na partida. Foi crescendo a cada set, mas parou no meio da quarta parcial.

            Seguindo o discurso de continuidade do trabalho de Bernardinho, Renan montou o Brasil com a base do time campeão olímpico no Rio de Janeiro. Dos titulares, apenas o líbero Tiago Brendle não esteve na Olimpíada e substituiu Serginho, que se aposentou da seleção. Bruninho, Maurício Souza, Maurício Borges, Lucão, Evandro e Lucarelli foram os selecionados pelo novo técnico. Nem a força dos medalhistas olímpicos evitou a derrota. Por vezes o time até mostrou o ritmo intenso e rápido que Renan pediu nos treinos no CT de Saquarema, mas o excesso de erros pesou contra o Brasil.

              Apesar da derrota, a seleção conquistou um ponto no Grupo 1 da Liga Mundial, já que foi ao tie-break contra a Polônia. Por ser o país-sede, o Brasil já está garantido na fase final da Liga Mundial, entre os dias 4 e 8 de julho, na Arena da Baixada, em Curitiba - os campeões olímpicos vão buscar o décimo título para encerrar um jejum de sete anos. Os jogos da primeira fase vão servir para os jogadores se alinharem ao novo técnico. Renan vai estar no comando da seleção novamente neste sábado, às 11h45m (de Brasília), para encarar o Irã, em Pesaro. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário