alto no Aeroporto Salgado Fº
O grupo alemão Fraport AG Frankfurt, que assumirá a administração do Aeroporto Internacional Salgado Filho de Porto Alegre pelos próximos 25 anos, apresentou o planejamento de ações para o novo projeto, que deve ser implementado assim que a empresa assinar a concessão. “A pista, no momento, é o grande fator limitante da capacidade do aeroporto. A falta da ampliação está limitando o desenvolvimento e este deve ser o foco no início dos trabalhos”- afirmou o vice-presidente sênior do grupo, Christoph Nanke.
Segundo ele, o grupo fará “o que for necessário” para que a expansão da pista ocorra o mais rápido possível, sempre trabalhando com conjunto com as autoridades (governo estadual e prefeitura). “A cooperação é necessária para o desenvolvimento”- complementou Nanke. O vice-presidente acredita que o Rio Grande do Sul possui grandes possibilidades de desenvolvimento. “É uma área economicamente muito forte no Brasil, o que nos levou a optar por esta concessão” - afirmou.
Os alemães arremataram o aeroporto por R$ 382 milhões, dos quais R$ 290 milhões pagos imediatamente ao governo federal no ato de concessão - o que corresponde a 25% sobre o valor mínimo de outorga, que era de R$ 23 milhões, mais o ágio. Entre as necessidades exigidas em contrato, estão a ampliação da pista do aeroporto em mais 920 metros (com prazo de 52 meses - pouco mais de 4 anos - após a assinatura da concessão), aumentar o terminal de passageiros e construir um novo prédio-estacionamento.
Porto Alegre é uma das principais capitais do Brasil e realmente precisa de um aeroporto melhor. Estive lá no início deste mês e percebi que o Salgado Filho está em um nível muito inferior ao aeroporto de Curitiba, BH, Campinas, entre outros.
ResponderExcluirEntendo que a concessão vencida por uma empresa européia e bem estruturada foi um excelente negócio para os aeroportos brasileiros que passaram por este processo. O velho discurso nacionalista, que diz proteger as empresas brasileiras, é totalmente mentiroso e um pretexto para os corruptos lucrarem com o dinheiro público.
Importantíssimo mudar a regra para o capital das empresas que operam em vôos internos no país. Isto só protege as companhias e interesses de poucos, além de impedir a evolução do setor aéreo. Deixemos os estrangeiros lucrarem no Brasil, desde que gerem um serviço de alto nível e empregos no Brasil.
É verdade, Luc. Esta passando da hora de uma ampliação e uma modernização no aeroporto portoalegrense.
ResponderExcluir