Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

domingo, 26 de fevereiro de 2017


CARNAVAL 2017
No Rio, o melhor começa hoje !



                    No Rio, a Marquês de Sapucaí será invadida por uma onde de alegria. As doze escolas do Grupo Especial desfilam neste domingo e amanhã. Para hoje, estão marcados os desfiles de seis escolas.

                  A PARAÍSO DO TUIUTI, nova escola do Grupo Especial, abre os desfiles do Rio com uma homenagem ao movimento tropicalista. O carnavalesco Jack Vasconcelos dará destaque a ícones da Tropicália, como Caetano e Gil, e a influência dos Black Power, dos Panteras Negras e até mesmo dos Beatles. A cidade de São Paulo não ficará de fora. O fim do desfile terá muitas referências ao Velho Guerreiro Chacrinha, Fernando Pinto e Carmem Miranda.

                  A GRANDE RIO será a segunda escola da noite.A Tricolor de Duque de Caxias quer levantar a poeira na Sapucaí com a homenagem à musa do axé Ivete Sangalo, desde a infância da cantora às margens do Rio São Francisco, passando pela inesquecível fase da cantora à frente da Banda Eva e chegada ao Rio de Janeiro. A escola pretende transformar o Sambódromo num grande trio elétrico, marca registrada do Carnaval de Salvador, um dos mais famosos do país. 

                A terceira a desfilar hoje será a IMPERATRIZ, com o enredo "Xingu, o clamor que vem da Floresta". A escola de Ramos vai homenagear os primeiros habitantes do Brasil, os índios, com um enredo que causou polêmica ao denunciar a exploração das terras indígenas por barões do agronegócio. A Imperatriz também vai lembrar a trajetória dos irmãos Villas-Bôas, que estudaram e escreveram sobre os indígenas brasileiros e deixaram como legado a criação do Xingu. O cacique Raoni terá lugar de destaque no desfile.


                 Em seguida desfilará a VILA ISABEL, com o tema "O  Som da Cor".  A famosa VILA vai cantar a influência do negro na música no continente americano e quer fazer uma nova Kizomba na Sapucaí. Ritmos como salsa, merengue e rumba serão lembrados, assim com o reggae jamaicano, a cúmbia colombiana, o candombe uruguaio e a milonga argentina. A influência negra nos EUA, em ritmos como rock, jazz, blues, disco music, rap, hip-hop, soul, no funk e no gospel também se fará presente. 

                A quinta escola de hoje será a SALGUEIRO. A Vermelho e Branco da Tijuca fará uma viagem por antigos carnavais, através do poema 'A divina comédia’, de Dante Alighieri. Os carnavalescos Márcia e Renato Lage também farão uma homenagem a três grandes carnavalescos que fizeram história na agremiação: Fernando Pamplona, Arlindo Rodrigues e Joãozinho Trinta. Um trio que ajudou a mudar, também, a história do Carnaval brasileiro.

                  E, finalmente, caberá a BEIJA-FLOR  fechar a noite, cantando "A Virgem, dos Lábios de Mel - Iracema".  Maior campeã da Marquês de Sapucaí, a escola de Nilópolis, sob o comando do diretor de Carnaval Laíla, está sendo apontada  pela imprensa carioca como uma das favoritas ao título, junto com a Mangueira. O samba, eleito antecipadamente como o melhor do Carnaval, e repleto de expressões indígenas, também vem da Baixada Fluminense, numa homenagem à Iracema, a ‘Virgem dos lábios de mel’, do romance de José de Alencar.


                    A Globo mostra tudo, a partir das 22h30m, com o comando de Alex Escobar e Fátima Bernardes (foto).  Enquando isso, a Band e o SBT estarão mostrando ao vivo o carnaval de Salvador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário